BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de set. de 2011

Jesus disse a Mateus:”Segue-me”! -OLÍVIA COUTINHO




“ QUERO MISERICÓRDIA E NÃO SACRIFÍCIO”Olívia Coutinho

21de Setembro de 2011

Evangelho Mt 9,9-13


Quantas pessoas, doentes da alma, só precisam saber que são amados, para mudarem de vida! E quantos de nós, ao invés de tornamos ponte para que estas pessoas se curem de seus males, contribuímos para que elas se percam cada vez mais!Todas as vezes que destacamos somente o ponto fraco de alguém, desprezando alguma qualidade sua, é sinal de que ainda não aprendemos a olhar o irmão, com o olhar misericordioso de Jesus! Temos a tendência de julgar o outro pela sua aparência, pelo tipo de trabalho que exerce, pelos lugares que freqüenta, não enxergando a pessoa  na sua essência!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa”, não o seu defeito!  A divisão que nos é clara entre o bem e o mal, não faz sentido para Jesus, para Ele, estar em pecado, é estar doente e o que um  doente necessita, não é de um juiz e sim de um médico, uma vez curada a doença, a pessoa se torna  íntegra!
Todos nós podemos ser médicos da alma!
Deus tem um projeto de vida plena oferecida gratuitamente a toda a humanidade. A salvação é dom de Deus, não é algo que podemos exigir. Todos  são chamados a fazer parte do Seu Reino! Enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, os  que já estão  cumprindo os mandamentos de Deus!
O  chamado de Jesus é extensivo a todos, sem nenhuma distinção, Ele chama bons e maus, o que vale  para Ele, é a resposta que se dá ao Seu chamado.
No coração daquele, que aceita o chamado de Jesus, já houve transformação,  pois ninguém aceita o  chamado de Jesus, se não está disposto a mudar!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus  com Mateus, um cobrador de imposto, considerado pelos judeus como pecador: “Jesus viu um homem sentado  na coletoria de impostos, e disse-lhe:”Segue-me”! Jesus viu  o homem: Mateus e não o seu pecado!
E Mateus por sua vez, ao ser convidado a deixar tudo para seguir Jesus, não hesitou em  colocar em segundo plano, a sua vida pessoal, abandonando  todos o seus projetos, nos quais ele apostava nos bens matérias, bens, que sabemos que eram adquiridos através da exploração contra o povo.
A resposta decisiva e radical de Mateus deve ser também a nossa resposta ao chamado de Deus! Não podemos hesitar, pedir tempo para responder a este chamado, como muitas vezes fazemos, por não conseguir libertar dos nossos apegos.
Na época de Jesus, os  cobradores de impostos, sofriam todo tipo de exclusão, não eram aceitos  pelo povo, eram  considerados impuros por parte das autoridades religiosas judaicas. Por este motivo os fariseus se escandalizaram quando Jesus  chamou Mateus para segui-lo e mais ainda, quando Ele, vai à
sua casa, e senta-se à mesa com ele.
Para Jesus, o que é decisivo, não é o cumprimento de leis, de regras e sim, o estar disposto a aceitar a proposta de salvação que nos é oferecida por Ele.
Todos nós  encantamos  com as palavras de Jesus, mas quando alguns de seus  ensinamentos toca em nossas feridas, exigindo  de nós alguma mudança de vida, às vezes, procuramos um jeito de distorcer  as suas palavras, dizendo que não é bem assim que Jesus  quis nos dizer...  Ou seja, analisamos as suas palavras, do jeito que nos convém!
Quantas vezes, nos propomos a seguir  Jesus, mas queremos seguir um Jesus bonzinho,  que não nos exige nada,  que pensa como nós, que atenda todos as  nossas reivindicações e quando percebemos  que o  seguimento a Jesus, inclui a cruz, implica em mudança de vida, em renuncias, desapegos, aí as coisas mudam, procuramos  mil desculpas  para adir esta adesão   Ele  com as célebres desculpas: quando eu terminar os estudos, quando os filhos crescerem, quando eu me aposentar e assim vamos adiando esse nosso  encontro com  felicidade verdadeira.

Jesus tem várias formas de nos chamar a fazer parte do Seu Reino!  Quando Ele nos chama, abre-se diante de nós  a possibilidade de um caminho novo.

Olívia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário