BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de set. de 2011

A importância do SINAL - José da Cruz


10 de Outubro
Evangelho Lucas 11, 29-32
                                                      
Às vezes me ocorrem certos pensamentos estranhos. Hoje em pleno trânsito fiquei imaginando como seria se não tivéssemos os Sinais Verde, amarelo e vermelho, dos nossos Semáforos, ou dos Faróis, como dizem os mais antigos, certamente seria o caos, como é que eu iria saber se posso ou não avançar em um cruzamento, se não houvesse nada para sinalizar essa possibilidade?
Então precisamos dos benditos Sinais, entretanto, eles de nada adiantariam se a gente não conhecesse o significado de cada um deles, e o mais importante, lhe déssemos crédito. Certamente que conhecer os sinais de trânsito, todo condutor conhece, porque teve que teve essa informação em seu aprendizado, mas será que eles acreditam, isto é, obedecem a sinalização? O número de acidentes de trânsito em cruzamentos, demonstram que muitos não acreditam no que sinalizam os nossos Semáforos. Amarelo preste atenção, vai mudar o sinal, Vermelho, pare imediatamente, não ultrapasse, Verde, pode passar. A questão é que, no mesmo instante em um cruzamento, passam centenas de veículos, e todos têm que conhecer e acreditar nos sinais, colocando em prática o que está sendo sinalizado.
Melhor exemplo não há, para refletir esse evangelho, pois usando de uma pedagogia espetacular, Jesus usa esse método dos sinais para inaugurar a presença do seu Reino. Ontem, hoje e sempre, no mundo haverá pessoas que virão o sinal, acreditarão nele e viverão de acordo com o que lhes foi sinalizado, outros, ao contrário, não darão a mínima, embora tenham conhecimento e vejam os sinais.
Esse sinal, mais que convincente, é Jesus de Nazaré, o Filho de Deus encarnado em nossa natureza humana, pois o homem tem toda sua existência para fazer essa experiência com Jesus Cristo, é verdade que há os que ainda não o conhecem, e aqui a reflexão cobra de cada um de nós cristãos uma dedicação missionária mais autêntica, de uma Igreja que sai de si mesma e vai ao encontro do outro lá onde ele vive, onde trabalha, onde estuda.
Fecharia a reflexão fazendo uma pergunta importante: Será que os Sinais do Reino de Deus, que nossas comunidades cristãs mostram ao mundo, são sinais convincentes? Que Jesus nós anunciamos, que evangelho pregamos, que Cristianismo vivemos? O sinal de Jonas convenceu os Ninivitas, Salomão e o dom Divino da sua sabedoria, atraiu até a Rainha de Sabá. Cristo Jesus é superior a todos esses sinais, mas será que o estamos mostrando ao mundo ou nossa luz anda meio apagada, como cristãos vagalumes, acendem um pouquinho, de vez em quando, nos finais de semana, mas depois logo apagam....

Nenhum comentário:

Postar um comentário