BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de set. de 2011

Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu filho único .- Missionários Claretianos




Quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Exaltação da Santa Cruz (Festa).
Outros Santos do Dia: Cereal e Salustiana (casal cristão, mártires), Cormac de Cashel (rei, bispo), Crescenciano, Vítor, Rosula e General (mártires da África), Crescêncio de Perúgia (menino de onze anos, filho de Santo Eutímio, mártir), Materno de Colônia (bispo), Notburga do Tirol (leiga virgem).
Primeira leitura : Números 21, 4b-9.
Olhavam para a serpente e ficavam curados
 .
Salmo responsorial
 : 77, 1-2.34-38.
Não esqueçais as obras do Senhor
 .
Segunda leitura
 : Filipenses 2, 6-11.
Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai
 .
Evangelho
 : João 3, 13-17.

Neste dia, a Igreja nos convida a meditar o mistério da cruz, desde a perspectiva de Jesus, o Filho do Homem, figura recorrente no evangelho de João. Este trecho é parte do que chamamos de "Livro dos Sinais", dentro da estrutura do Evangelho de João. Da maneira mais próxima, é parte do diálogo entre Jesus e Nicodemos.
Jesus responde a quem se sente interessado pelo seu projeto, ainda que este não seja capaz de manifestar o interesse abertamente - Nicodemos se aproxima de Jesus à noite. A referência a Moisés no deserto nos conecta com o Êxodo, com o Deus libertador, cuja encarnação é Jesus. Esta experiência marcou o caminhar dos povos que, desde o sofrimento da cruz, encontraram caminhos de esperança.
Assim como Deus, através da mão de Moisés, salvou o povo da escravidão do Egito, agora Jesus afirma que a salvação se dá por iniciativa de Deus Pai. João nos apresenta um Jesus, Filho do Homem, cujo condição divina não procede de seu ser humano, nem é resultado do puro desenvolvimento pessoal, mas que se origina na plenitude do Espírito, recebido do alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário