BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de ago. de 2011

Setenta vezes 7 - Olívia Coutinho

NÃO TE DIGO ATÉ SETE VEZES, MAS ATÉ SETENTA VEZES SETE". Olívia Coutinho

 

11 de Agosto de 2011

 

Evangelho– Mt 18,21-19,1

 

Somos irmãos, fazemos parte da família  de Deus no mundo!

Navegamos no barco de Jesus, sobre as águas profundas do mar da vida, rumo ao mesmo porto!

Temos um grande desejo: queremos viver num mundo melhor, onde a justiça e  o perdão caminham juntos! E para que este nosso desejo se realize, precisamos dar um passo a mais, descobrir que o mundo só poderá ser melhor, se houver uma mudança em cada um de nós!

Precisamos seguir Jesus, viver como Ele viveu, ver os irmãos com o seu olhar, ser um sinal do seu amor no mundo!  

O evangelho de hoje, vem nos despertar sobre os frutos  de um amor sem limites!

Amor que  levou Jesus a dar a sua vida por nós, sem levar em conta as nossas faltas!

Hoje, Ele  nos convida a fazer o mesmo, a viver este amor sem limites nos perdoando multuamente!

Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete".

Para ilustrar, Jesus nos conta a parábola do servo cruel que, mesmo perdoado pelo rei, não perdoou ao seu devedor e por isso foi duramente castigado. E conclui com um ensinamento muito claro para nós: "É assim que meu Pai fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão".

A falta de perdão fecha o nosso coração à graça de Deus, nos torna distante Dele, nos afasta do banquete da vida: a eucaristia!  

A dimensão da alegria do perdão é infinita para ambos os lados! Por isto, é importante  nos despir de todo o nosso orgulho, para viver esta alegria que reconstrói a aliança de amor quebrada pelo pecado!

 Sabemos que não é fácil reconciliar com quem nos ofendeu, mas se recorrermos a Deus, com certeza, Ele nos ajudará a vencer este desafio! 

O perdão é uma questão de decisão, de humildade! Nosso primeiro passo é reconciliar com nós mesmos, reconhecer que não somos perfeitos, que somos sujeitos a falhas, que também cometemos injustiças e a partir daí, reconciliarmos com Deus, firmando o compromisso de nos reconciliar em seguida com quem nos ofendeu: Mt 6,12

 É muito comum, sermos ofendidos, ou ofendermos o outro impensadamente, o que não significa que não amamos essa pessoa, geralmente somos ofendidos, ou ofendemos as pessoas mais próximas de nós, por tanto, não vale a pena guardar ressentimentos de pessoas que amamos!

Jesus nos deixou um grande exemplo de Perdão, quando estava pregado na cruz: "Pai perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo"! Lc 23,34. Quando sentirmos dificuldades para perdoar alguém, lembremo-nos deste grande exemplo de Jesus!

Muitas vezes nós queremos que Deus nos perdoe, mas não queremos perdoar os outros! Como podemos querer o perdão de Deus se não perdoamos o nosso irmão?

Não podemos nos considerar modelos de perfeição, ninguém é infalível, temos qualidade e defeitos por isto todos nós merecemos uma nova chance. Chance, que deve partir de nós mesmos: no pedir e no dar o perdão!

 Assim como Jesus acolhe o pecador arrependido e esquece todo o seu passado, nós também devemos perdoar e acolher quem nos ofendeu.

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário