BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de ago. de 2011

"Se um cego guiar outro cego vão os dois cair no buraco" - José da Cruz


09 de Setembro
Evangelho Lucas 6, 39-42
                                                       - Ouando o Roto fala do rasgado... – Diac. José da Cruz
Eu me lembro desse ditado popular, aplicado quando alguém que está em pior situação, tenta corrigir outra pessoa que cometeu algum erro. Jesus parece que gosta de  de fazer "tiradas" e nesse evangelho faz uma delas para falar do velho Farisaísmo "Se um cego guiar outro cego vão os dois cair no buraco".
Em nossas comunidades há sempre o perigo da gente querer colocar-se como referência e exemplo a ser seguido, devemos isso sim, buscar a perfeição do Pai Celeste imitando Jesus, o Filho de Deus, no seu amor sem medidas pelo próximo. O amor não nos torna melhores ou piores, mas nos une em uma vida em comunhão, pautada por um princípio de igualdade.
É isso que o evangelho combate, alguém sentir-me melhor do que o outro e querer corrigi-lo com uma lição de moral, aliás, por trás de todo moralista sempre há um grande vigarista. Os Fariseus eram separados dos demais, por se julgarem superiores e justos, não perdiam a ocasião de chamar a atenção de outros membros da comunidade, mas não era uma correção fraterna, era uma chamada de atenção feita com arrogância e prepotência, feita de cima para baixo.
Julgavam-se conhecedores profundos do caminho a ser percorrido mas diante da Verdade de Jesus Cristo, eram verdadeiros cegos que nada viam nem queriam ver. Querem ensinar o caminho da Lei, da Prática Religiosa e de todos os preceitos, e o mais grave, não admitem sua cegueira....A pior coisa desse mundo é quando um cristão compreende toda a Palavra de Deus como um moralismo a ser praticado, perto de pessoas assim, qualquer palavra ou atitude meio irreverente já merece reprensões.
Não dar aos outros a liberdade para falar e agir livremente é negar o amor gratuito e incondicional de Deus por toda a humanidade e por cada homem em particular. Farisaísmo é a palavra que ainda hoje melhor se aplica....

Nenhum comentário:

Postar um comentário