BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de ago. de 2011

RENUNCIE A SI MESMO - Nancy

05 de agosto de 2011

"SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM, RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E SIGA-ME" – Nancy

Mt 16,24-28

            Renunciar a si mesmo foi proposta de Jesus Cristo aos seus discípulos, naquele tempo, e continua sendo hoje a mesma proposta a todos nós que realmente queremos ser seus seguidores. Rememoremos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me."

            O que Jesus quer nos dizer com essa renúncia de si mesmo? Ele nos pede para sermos alienados, omissos, desligados do mundo? Ou ele simplesmente pede que nos desapeguemos de tudo aquilo que nos faz a cada dia, mais materialistas, consumidores vorazes, comprometidos com o status social...

            Há três frases marcantes narradas pelo evangelista Mateus, neste evangelho do dia, que nos chamam a atenção:

·        renunciar a si mesmo;

·        tomar a sua cruz; e

·        seguir Jesus.

            Renunciar a si mesmo é viver em equilíbrio, sem mais e nem menos. É renunciar aos prazeres mundanos que nos levam ao pecado, à corrupção, à satisfação dos nossos desejos carnais ilimitados. Não quer isto dizer que não devemos participar de festas, reuniões sociais, horas de lazer! Significa vivenciar tudo isso, mas primeiramente abrindo mão da nossa vontade para fazer a vontade de Deus Pai.

            Tomar a sua cruz tem tudo a ver com a aceitação das vicissitudes de nossa vida, sem que com isso nos tornemos acomodados, passivos. Não, Jesus nos incita a buscar, a agir, a lutar por dias melhores e vencer os desafios, mas não nos aceita pessimistas, ave de mau agouro... Ele nos convida a tomar cada um a sua cruz, e carregando-a, caminhar. Não nos ensina a arrastar a cruz, o que a faria mais pesada. 

            Seguir Jesus é fazer a vontade do Pai, conhecendo as palavras do Mestre e colocando-as em prática em nosso dia a dia. Seguir Jesus é servir aos irmãos em suas necessidades físicas, biológicas, materiais, espirituais. É perceber o outro como o nosso próximo mais próximo.    

            Num dia de trabalho nós podemos cumprir toda a nossa agenda ou deixar uma parte dela para o dia seguinte porque não foi possível fazer tudo naquele dia. Porém, para sermos discípulos de Jesus não há cumprimento pela metade. Ou somos cumpridores de forma plena, ou não somos seguidores de Jesus.             

            Queridos irmãos: seguir Jesus é um convite a todos nós; não uma convocação. Portanto, é nossa opção segui-Lo ou não. E você, já fez a sua opção? Quer ser um seguidor de Jesus Cristo?

            Quiçá possamos dizer sim ao convite de Jesus assim como fez Maria, mãe do Mestre e Senhor. Pois "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me." Amém!

            Abraços fraternos.

            Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário