BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de ago. de 2011

Querer ser o maior- Sal

26 de setembro


"Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior." 

            Jesus falava e fazia, Ele demonstrava na teoria e na prática como é ser um cristão de verdade. Jesus sendo Rei, deu-nos o exemplo de como deveríamos ser, humildes e disponíveis ao irmão. Jesus foi o único Rei que serviu. O único Rei que lavou os pés dos seus súditos, os quais Ele chamava de amigos.

            Nós, muito pelo contrário, como gostamos de ser servidos!  Como adoramos manipular as pessoas, dando-lhes ordens, mandando que façam a nossa vontade!  E quando temos o poder nas mãos, então nos modificamos todos.  Quando em exercício, na minha profissão de professor, ficava admirado quando uma professora ou um professor  era empossado no cargo de diretor ou mesmo de coordenador(a).  Logo de imediato sua personalidade sofria uma grande transformação.  Não mais reclamava do cumprimento do horário, nem da indisciplina dos alunos problemas, mas sim, pelo contrário, mais que depressa mudava de lado. Ou seja, não mais do lado do professor que tem de suportar às vezes as injustiças de alguns alunos e pais, mais sim do lado dos alunos, passando a mão em suas cabeças, e culpando os professores pelos seus abusos e indisciplina...

Os  judeus esperavam um sucesor de Davi. O povo gritou, hosana ao Filho de Davi!  O povo  naquele tempo esperava um sucessor de Davi, o grande rei de Israel, que libertaria o povo de todos os seus inimigos e o ensinaria a viver na justiça e no direito.

Jesus não  pretendia se afirmar  como o rei-messias. Sua intenção era bem outra: desmentir a esperança de que a libertação do seu povo viria pela ação de um rei guerreiro como Davi.  De fato, a libertação do povo chega quando cada um assume  o projeto de Jesus, o rei humilde que renuncia ao poder de dominação, para servir à justiça que liberta, ievando o povo à liberdade e à vida, partilhadas pela mediação do amor.

Nós gostamos muide chamar Jesus de Rei. Mas quase nunca pensamos,  que ele é o Rei que serve. Alguém já viu um rei humano servindo os seus súditos? Ora, Jesus inverte a nossa visão das coisas, fazendo-nos descobrir através dele o que Deus quer de nós: renúncia ao poder que oprime, para colocar a força a serviço da liberdade e da vida para todos.

            E nos garante que aquele que quiser ser o maior, deve ser o menor.  Tive uma diretoda que pegava na vassoura e varria partes da escola, fazia café, e nem por isse deixava de ser respeitada, pelo contrário, era grandemente adimirada por muitos. Mas, infelizmente, tinha uma minoria que ria pelos cantos quando ela fazia tais coisas.

Sejamos os chefes, porém, sejamos humildes, como Cristo.

Sal.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário