BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de ago. de 2011

– Quem se humilha será exaltado. - Sal

Dia: 29 de outubro


Lc 14,1.7-11


Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

 

            Hoje, Jesus nos ensina que na nossa convivência profissional e social, devemos ser mais reservados, modestos, discretos, humildes,  etc, em vez de ficar empenhados em nos mostrar poderosos diante dos demais.

            Já tive professor que no seu primeiro dia de aula expunha aos alunos todos os cursos que ele havia feito, e todos os cargos sociais importantes que já teve e que estava ocupando.  Eu mesmo já fiz isso uma ou duas vezes e observei que o melhor era mesmo nem dizer o próprio nome do primeiro dia, e sim, começar a aula dando o melhor de mim no desempenho de meu trabalho. Notei que desse jeito, os alunos após a primeira aula, ficavam muito curiosos em querer saber quem realmente eu era, fazendo várias perguntas.  Ao contrário daquelas  vezes em que mostrei o meu currículo na apresentação, em que os alunos saiam andando sem olhar para traz ao bater o sinal. E mais, na hora em que despejava toda aquela descrição de faculdades, cursos,  diplomas e cargos, alguns olhavam meio atravessado, outros torciam o nariz... Porque ninguém gosta de pessoas exibidas que fazem questão de mostrar que é mais importante que os outros.

            É muito feio aquela mania de algumas pessoas, que no meio da conversa ficam dizendo ou falando os bens terrenos que se possuem. Não, porque  a minha empregada... a minha fábrica... um dos meus barcos... eu tenho 4 carros, porque o meu vizinho da minha casa de campo...  São aqueles ou aquelas que sempre dão um jeito de encaixar na conversa, as suas propriedades, sem saber o quanto isso humilha, irrita, e desaponta os ouvintes, em vez de lhes causar admiração. Deixe que os alunos e os amigos um dia descubram quem realmente você é. Assim, será muito mais respeitado e admirado(a). Não tenha pressa de se mostrar logo na primeira conversa. Pois isso fará efeito contrário ao que você esperava.   

O homem que diz sou, não é. Na mente de todos nós, sempre paira uma  dúvida, quando alguém nos chega logo na primeira vez contando muitas vantagens.

 É interessante que os filmes de artes marciais exploram muito esta fraqueza do ser humano.  Mostra o personagem grande lutador, que de forma humilde entra em um lugar qualquer, e de repente é desafiado,  afrontado, ameaçado, e não diz nada. Ao sair dali, é cercado por vários agressores, que pensam poder dar-lhe uma grande surra. Então o "mocinho" arrasa!... Ele bate em todos eles, e sai sem nem olhar para traz. E aí? Como reage a "galela"? como ficou agora a sua imagem diante dos espectadores e dos telespectadores depois?

            Senhores arrogantes! Lembrem-se de que não somos nada mais que um esqueleto de osso, coberto de carne, nervos, cartilagens, peles etc, e ainda com fezes e urina. O nosso verdadeiro valor é invisível...

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário