BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de ago. de 2011

O Filho da Viuva de Naim... - Diac. José da Cruz


13 de Setembro
Evangelho 7, 11-17
                                                                                   
Há tempo não convoco a minha turminha de "Teólogos", hoje nos reunimos para refletir esse evangelho e a conclusão foi desanimadora "Bom, pelo que eu entendi, Jesus parou um enterro e ressuscitou o morto, beleza pura, e aonde é que nós entramos nesse história? Por acaso vamos fazer o mesmo?" comentou o Jorjão, um ex drogado recuperado pelo grupo de jovens da comunidade.
Ele nada conhece de Bíblia mas é um grande provocador, pois a equipe, a partir da sua pergunta, começou a pensar no texto e surgiram algumas pistas. "Olha pessoal, na reação da multidão diante do milagre, tem uma frase chave "Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo..."- comentou Tereza, que atua na equipe de liturgia. "Ué, por que Deus voltou? Por acaso ele tinha ido embora da Vida do Povo?" quiz logo saber o Genivaldo, da Pastoral dos Enfermos.
De certa forma, parece mesmo que Deus tinha dado as costas para o seu povo, foram 300 anos de silêncio, sem nenhum profeta falar em nome de Deus, até que surgiu João Batista no deserto.É portanto natural que o povo veja Jesus como um grande profeta, ressuscitador de mortos, como alguns Profetas importantes na História de Israel. Deus tinha sumido, e agora manifestou -se aos homens em Jesus de Nazaré, que apresenta uma novidade: é um Deus que se compadece de quem sofre, especialmente dos pequenos, então já não há mais dúvidas, a exemplo do Deus dos antepassados, que se compadeceu da situação do povo cativo no Egito, Jesus "puxou" o Pai, e o o evangelista Lucas gosta de apresenta-lo com esse sentimento de compaixão diante do sofrimento e da miséria humana.
"Bom, então o evangelho nos apresenta um Jesus que é o Esperado pelo Povo, certo? Mas e o milagre da ressurreição desse morto, o que mostra para nós, ou melhor, o que pede de cada um de nós?" -  observou Vera, uma das Catequistas da Comunidade. "Ah vocês me desculpem, não deve ser prá gente sair por aí ressuscitando defunto, porque quando meu Pai morreu, eu falei até em nome de Jesus, mas não teve jeito, ele morreu mesmo" - disse Jorjão, de novo provocando a turma. "Está aí Jorjão, seu pai não ressuscitou mas você sim! Lembra de quem você era e o que você é hoje?" - perguntou Tereza, respondendo a provocação que recebera do nosso Teólogo meio rebelde...
Então Jorjão recordou a sua bela história "Olha, se não fosse esse meus "Brother" do Grupo de Jovens, eu já tinha virado pó. Eles me acolheram, me ajudaram a descobrir um sentido para a vida, arranjei uma profissão e ainda consegui tratar da minha mãe e do meu irmãozinho ainda criança, o gozado é que eles me aceitaram do jeito que eu era, lembro-me que no dia em que me juntei a eles na praça, eu estava chapado...o grupo nada exigiu de mim, deram-me um lanche, algumas roupas.....
Pronto! Aí está o ensinamento do evangelho, amar o próximo é ter compaixão, é chorar junto, é sofrer junto, quando isso acontece a Vida vai brotando, mesmo em uma situação de morte. Que força é essa que a tudo transforma e reverte as situações mais trágicas, na vida do homem?É Jesus Cristo!
 O nosso Jorjão Ressuscitou para uma Vida nova, e no seu trabalho junto aos meninos carentes da favela, na escolinha de futebol, vai ressuscitando a muitos que jaziam na morte e não tinha um sentido para a vida. Jorjão  resmungava baixinho: Deus seja louvado...Deus seja louvado......E o meu grupo de Teólogos sorria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário