BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de ago. de 2011

O administrador fiel- Misionários Claretianos

 

Sábado, 27 de agosto de 2011

21ª Semana do Tempo Comum

Santa Mônica (Memória).

Outros Santos do Dia: Amadeu de Losanna (bispo), Antusa, a Grande (virgem, mártir), Cesário de Arles (bispo), Davi Lewis (presbítero, mártir), Dagano de Wales (mártir), Ebbo de Sens (monge, bispo), Etério de Lião (bispo), Eulália de Lentini (virgem, mártir), Gebardo de Constância (bispo), Guerino de Sião (bispo), Honorato, Fortunato, Orôncio e Sabiniano (mártires), João de Pavia (bispo), Licério de Counserans (bispo), Marcelino, Manea e seus três filhos: João Serapião, Pedro e Companheiros (mártires), Margarida de San Severino (viúva), Narno de Bérgamo (bispo, discípulo de São Barbabé), Pemão (eremita), Rufo e Carpóforo (mártires), Rufo de Cápua (bispo, mártir), Siagro de Autun (bispo).

Primeira leitura: 1 Tessalonicenses 4,9-11
Aprendestes de Deus mesmo a ama-vos uns aos outros.
Salmo responsorial: 97,1.7-8.9
O Senhor julgará as nações com justiça.
Evangelho: Mateus 25,14-30
Como foste fiel na administração de tão pouco, vem participar da minha alegria!

Não se pode esquecer o principio de proporcionalidade ao interpretar a parábola de hoje. O viajante dá a cada um "segundo sua capacidade", segundo a medida de suas possibilidades e não segundo sua ambição ou sua incapacidade de assumir as responsabilidades. Ao ler esta parábola nos damos conta de que nossa atitude não é a de dar mais, mas de pedir mais.

Não temos uma oração de ofertas, mas sim de petições. Queremos mais, mas fazemos muito pouco com aquilo que já temos. Deixamos-nos arrastar pela lógica do consumo, do acúmulo, do ter. A parábola nos propõe um desafio ao nos perguntar o que fazemos com o que recebemos e que podemos dar.

A parábola não diz que quem já dá tem que dar mais, mas que cada um tem que compartilhar de acordo com suas possibilidades. Alguns darão mais porque receberam mais; outros darão menos porque produziram menos, mas todos os que dão devem oferecer cem por cento de suas possibilidades. Dar é questão de atitude generosa e não de posse egoísta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário