BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de ago. de 2011

Natanael com Jesus - Nancy


24/08/2011: 4ª feira
“Eu te vi” - Nancy
Jo 1,45-51

O evangelho de hoje narra um dos encontros de Natanael com Jesus Cristo, no momento em que ele o reconheceu como o Filho do Homem, mediante as palavras do Mestre: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas."
É importante que saibamos quem foi Natanael naquele contexto histórico e religioso de Israel. Natanael, também chamado de Bartolomeu, fora um dos doze discípulos de Jesus que, segundo João, era um conhecedor das escrituras, vivendo conforme o costume farisaico de estudar as Escrituras Sagradas à sombra de uma árvore.
 É exatamente por isso que Jesus, conhecendo antecipadamente os pensamentos de Natanael, o interpela dizendo: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade", homem pertencente ao povo de Israel por convicção pessoal, e não somente por descendência de sangue.
Porém, como muitos judeus céticos e de pensamento radical, Natanael não concebia a idéia de que o Messias sairia da cidade de Nazaré. Por isso, quando chamado para ser um dos discípulos de Jesus, questionou o discípulo Filipe: "De Nazaré pode sair algo de bom?”
Ora, ora! Quão clara é a demonstração de que Natanael estava julgando apenas pelas aparências, ignorando que Cristo tivesse vivido em Nazaré (Mateus 2:23), e nascido em Belém, a cidade de Davi.
Queridos irmãos em Cristo: Filipe não contestou Natanael, apenas lhe disse: “Vem  e vê.” Ele sabia que as obras de Jesus, no meio deles e do povo, seriam a mais grandiosa demonstração da pura verdade e do messianismo, sendo desnecessário, portanto, qualquer contenda ou argumentação. 
Assim como Jesus disse já ter visto Natanael, de forma semelhante Ele nos diz no dia a dia, nos acontecimentos de nossas vidas: “Eu te vi!” Cremos nisto?
Pensemos: Também vemos Jesus? Nós o reconhecemos como Salvador e Redentor das nossas vidas e de toda a humanidade? Ou nos fazemos de cegos, surdos e mudos, vendo apenas a banda passar...
Que Deus continue nos chamando, através de seu filho Jesus Cristo neste mês das vocações, para sermos seus seguidores, discípulos e missionários. E que possamos responder afirmativamente: “Nós O vimos, Senhor Jesus.” Amém!  
Abraços fraternos na paz de Cristo!
Nancy – professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário