BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Mulher, grande é a tua fé!

Quarta-feira, 3 de agosto de 2011

18ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Abibas (segundo filho de Gamaliel, citado em At 5,34; 22,3), Asprona de Nápoles (bispo), Eufrônio de Autun (bispo), Gamaliel (citado em At 22,3; 5,34-41), Lídia Purpurária (mãe de família, citada em At 16, 14-15), Marana e Cira (mártires), Nicodemos (mártir, citado em Jo 3 e Jo 7, 50-52), Pedro de Anagni (monge, bispo), Senach de Clonard (bispo), Trea de Ardtree (virgem), Walden de Melrose (abade).

Primeira leitura: Números 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35
Desprezaram uma terra de delicias.
Salmo responsorial: Salmo 105,6-7a.13-14.21-22.23 (R. 4a)
Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!
Evangelho: Mateus 15, 21-28
Mulher, grande é a tua fé!

Jesus encontra, na mulher estrangeira, a fé que faltava a seus discípulos na barca. A audácia da mulher consiste, não somente em aproximar-se de um mestre judaico ou em superar o obstáculo que representa o grupo de seguidores, mas, sobretudo em romper a crença que considerava que fora de Israel não há salvação.

E, em maior medida, sua audácia consiste em romper a lógica da comunidade judaica que, ao dar prioridade às "ovelhas perdidas de Israel", ignora as urgências dos crentes gentios.A mulher supera todos estes obstáculos porque está em jogo a vida de sua filha. Supera os preconceitos pelos quais Israel exclui os pagãos e, por sua vez, supera as diferenças pelas quais os pagãos se distanciam de Israel.

Salta, por meio de gritos e insistência, o obstáculo representado pelos discípulos. Quebra a lógica da comunidade judaico-cristã que fixa prioridades sem entender as urgências do lugar onde se encontra a realização da missão. Sobretudo, a mulher rompe a lógica da exclusão para assinalar que ninguém deve ser deixado de fora da salvação.

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário