BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de ago. de 2011

“Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Rita Leite

18 de Agosto de 2011

Evangelho - Mt 22,1-14


Jesus volta a falar em parabolas, desta vez compara o reino dos Céus ao rei que preparou a festa de casamento de seu filho. Mandou seus servos chamar os convidados, mas estes se recusaram a participar da festa.

            Em Jesus Deus Pai convoca toda a humanidade para a nova aliança, simbolizada na festa de casamento. Os judeus foram os primeiros convidados, assim como fizeram parte da antiga aliança, Deus os convida a entrar na nova aliança feita em Jesus Cristo. Manda seus profetas para chamar o povo eleito, mas estes se recusam, estão apegados a um sistema opressor e dominador. Deus Pai então se dirige a todos os povos e todos são convidados para a festa. Começa aí então uma nova historia, um novo povo. Não mais os eleitos, mas sim toda a humanidade e principalmente os que eram rejeitados e marginalizados. Só que para permanecer nesta festa de casamento, ou seja, nesta nova aliança é preciso vestir o traje de festa.

            Não dá para dizer que pertencemos ao povo de Deus e ter atitudes que demonstrem o contrario. Vestir-se do traje de festa é vestir-se da graça de Deus. Quando Jesus morreu na cruz por nós, nos deu uma nova veste, com ela nos poderemos entrar e participar do banquete oferecido por Deus. Os primeiros convidados se excluíram por si mesmo da graça de Deus. Mas todos nós poderemos ser jogados fora se não nos comportamos dignamente. A veste nos dada por Deus são requisitos espirituais para que entremos e permaneçamos na festa preparada para todos aqueles que escutam a voz de Jesus abre a porta do coração e deixa-o entrar aderindo a Ele. "Muitos são chamados, mas poucos escolhidos". O convite é para todos, só que muitos não têm tempo para Deus, estão muito ocupados em ganhar mais dinheiro, em ser mais famoso em ter mais prazer. Estão sem tempo para participar da santa Missa e da vida da comunidade, seus interesses são outros. É uma triste realidade em nossas comunidades.

Há mais de dois mil anos, Jesus se dirige ao mundo e oferece a vida eterna, e encontra tão pouca aceitação.

Que Deus nos ajude a nos revestir da sua graça dando bom testemunho da nossa fé, para que outros também queiram participar desta grande festa que é a vida em comunhão com Deus.

Em Cristo

Rita Leite

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário