BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de ago. de 2011

Morre João Batista- Misionários Claretianos

 

Segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Martírio de São João Batista

Santos do Dia: Adelfo de Metz (bispo), Basília de Esmirna (virgem e mártir), Cândida de Roma (virgem, mártir), Eutímio e seu filho Crescêncio (mártires), Hipácio (bispo) e André (mártires), Mederico de Autun (abade), Nicéias e Paulo (mártires), Osório Gutiérrez (fundador do mosteiro de Lorenzana), Sabina de Roma (mártir), Sabina de Troyes (virgem), Sebas, rei da Inglaterra (abdicou da coroa e vestiu o hábito de monge), Veleico de Kaiserswerth (abade), Verona (virgem), Vital, Sator e Repósito (mártires).

Primeira leitura: Jeremias 1;17-19.
Comunicai-lhes tudo que eu te mandar dizer; não tenhas medo em sua presença.

Salmo responsorial: 70, 1-6.15.17.
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho: Marcos 6, 17-29.
"Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista".

A morte de João Batista é assinalada no evangelho de Marcos entre o envio missionário e o regresso dos discípulos. Enquanto a comunidade que acompanha Jesus assume tarefas de evangelização direta e se prepara para prosseguir a missão de Jesus, os poderosos se perdem em coisas vãs e destroem um profeta do povo.

Uns constroem, enquanto outros destroem. Uns, desde sua pobreza e precariedade semeiam boas novas, enquanto outros, desde sua riqueza e poder, espalham morte e más noticias. Um profeta morre vilmente, vítima dos jogos de poder e das intrigas. João Batista morre por denunciar todos os atropelos e atos dos governantes descendentes de Herodes.

Mas sua morte não se perde no vazio e no sem sentido, como ocorreu com a morte dos descendentes de Herodes. A morte do Batista é semente de vida. Jesus retomou a mensagem de João e a levou a novos limites. A Boa Nova passa do rei e do deserto à periferia urbana e a todos os campos da Galiléia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário