BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de ago. de 2011

Maria Madalena explica.... - Diac. José da Cruz


16 de Setembro
Evangelho Lucas 8, 1-3
                                                      
Maria Madalena, a Senhora é citada nesse evangelho de Lucas 8, 1-3, junto com mais duas mulheres, Joana e Susana, e o Lucas está falando aqui,  que só da Senhora saiu sete demônios, é verdade?
Maria Madalena :  Ah é verdade sim, mas eu queria lembrar que evangelho escrito não é´reportagem jornalística, ele tem um significado especial, trata-se de uma experiência de vida das primeiras comunidades, algo vivido antes de ser escrito no período pós pascal, mais ou menos 70 a 90 anos depois de Jesus.
Minha nossa Senhora, tudo isso? Mas então Lucas andou inventando essas coisas?
Maria Madalena - Claro que não!  Acontece que o conservadorismo de algumas comunidades que Lucas conhecia bem, deixava as mulheres meio marginalizadas, como era no judaísmo, o nosso Mestre Jesus rompeu com essa linha machista, e no seu Reino de justiça e igualdade , nós mulheres também fomos chamadas, o escritor Lucas só está lembrando as comunidades que entre os discípulos de Jesus haviam também mulheres, que sempre ajudavam de alguma forma, minhas duas irmãs de comunidade, a Joana e a Susana, por exemplo, eram abastadas e davam ajuda econômica ao grupo, sendo fiéis seguidoras. Quando aos sete demônios, só posso dizer que a experiência com Jesus mudou a minha vida totalmente, não eram demónios no sentido de possessão demoníaca, mas sim em atitudes e modos de pensar, que não eram ditados pelos valores do evangelho, mas sim pelas forças do mal que me dominavam antes de conhecer Jesus. Minha vida era totalmente desregrada e como sete é o número da plenitude, os escritores do NT quiseram dizer que eu estava "cheia" do Mal.
Mas Maria Madalena, esse evangelho tem uma reflexão atual também, ou é algo lá do passado, em um contexto que nada tem a ver com o nosso mundo de hoje?
Maria Madalena - Puxa Vida, claro que tem! No antigo judaísmo, no tempo de Jesus, e também nas comunidades Lucanas, havia preconceito contra as mulheres até nas comunidades,  e muitas eram bastante exploradas...E hoje com certeza há certas situações onde as mulheres são marginalizadas e exploradas pelo sistema, não é mesmo ? Ao acolher mulheres no grupo dos seus seguidores, o Mestre Jesus denuncia o sistema que oprime, marginaliza e explora, seja ele político-econômico ou mesmo religioso. Quanto a experiência que eu fiz, vocês cristãos do terceiro milênio com certeza já fizeram nas comunidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário