BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de ago. de 2011

Herodes ouviu falar de Jesus... – Diac. José da Cruz


22 de Setembro
Evangelho Lucas 9, 7-9
                                                    
Ontem, hoje e sempre, há pessoas que ouvem falar de Jesus e ficam encantadas, alguns sentem um grande entusiasmo mais não o seguem, outros se tornam discípulos porque permite que Jesus passe a fazer parte de sua vida, um exemplo bonito é o de Zaqueu, que não mediu esforço para conhecer Jesus, deixou de lado o seu status e poder e até subiu em uma árvore, resultado ; Jesus o acolheu e entrou na sua vida.
O tetrarca Herodes também  ouviu falar de Jesus, mas quanta diferença em relação a Zaqueu, enquanto que este último se alegrou, o poderoso Herodes, ao contrário, ficou apreensivo e muito preocupado, simplesmente porque percebeu que o Mestre de Nazaré, não estava sob seu controle e portanto, não era tão poderoso como pensava.
"Eu degolei a João Batista, quem é este de que ouço falar". Herodes, como todo homem arrogante e prepotente, achava-se o centro do universo, e nada poderia acontecer sem a sua permissão ou desejo. Queria de fato ver e conhecer Jesus, mas para poder manipulá-lo, ditar-lhes as normas, enfim tê-lo sob controle e domínio. É  a miséria humana querendo abarcar a grandeza de Deus, é o homem do nosso tempo, querendo enquadrar Deus, Jesus e o seu evangelho, em alguma categoria humana, ás vezes até a Instituição quer ser a Dona do Mistério e da Salvação, dominando Jesus de Nazaré, determinando-lhe coisas, naturalmente sempre em proveito próprio.
Muitas vezes o homem da pós-modernidade também ouve falar de Jesus e tem até o desejo de conhecê-lo e colocá-lo entre os seus principais bens de consumo, Jesus o Filho de Deus, Nosso Único Deus e Senhor, Aquele que tem sob seu domínio, todas as coisas, seres e criaturas, torna-se o Deus da Conveniência, dos favores especiais, monopólio de alguém, de um grupo ou de uma Igreja ou Religião. É a Religião das Desilusões, que mais cedo ou mais tarde será desmascarada juntamente com todos os seus ilusionistas.
Herodes teve a oportunidade de ver Jesus, no Pretório quando os Sumo Sacerdotes o levaram até ele, entretanto, não quis acreditar naquele Deus esmagado, humilhado pelos seus, e entregue á própria sorte, quando Deus se desarma e vem até nós para servir, ficamos desconcertados e não percebemos que a Força do seu poder está no amor. Herodes não compreendeu isso, e a maioria dos Homens da Pós-modernidade, também nunca entenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário