BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

Quinta-feira, 4 de agosto de 2011

18ª Semana do Tempo Comum

São João Maria Vianney, Presbítero (Memória).

Outros Santos do Dia: Agábio de Verona (bispo), Aristarco de Tessalônica (bispo, mártir), Eleutério de Constantinopla (mártir), Eufrônio de Tours (bispo), Ia e Companheiros (mártires), Protásio de Colônia (mártir), Rainério de Spalatro (monge, bispo, mártir), Tertulino de Roma (presbítero, mártir).

Primeira leitura: Números 20,1-13
Jorrou água em abundância
Salmo responsorial: Salmo 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8ab)
Oxalá ouvisseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba.
Evangelho: Mateus 16, 13-23
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.

O evangelho de Mateus nos conduz, de maneira progressiva, por três títulos que nos ajudam a compreender a missão de Jesus. O primeiro deles, com o qual Jesus se identifica plenamente, é o de "Filho do Homem". Refere-se, nos escritos apocalípticos do Antigo Testamento, à pessoa que se identificou plenamente com a vontade de Deus.

O segundo título é o de "profeta", em analogia com os antigos profetas de Israel. O profeta na Bíblia é "um homem de Deus" que assume a tarefa de reconduzir o povo para a experiência original do encontro com Deus, de acordo com as exigências da Aliança. O terceiro título "Cristo", entendido como o ungido, o Messias, refere-se à pessoa que realiza uma ação salvifica a favor do povo de Deus.

Esta ação salvifica poderia ser mal interpretada se entendida unicamente como uma forma de excluir as pessoas que não participam de uma determinada espiritualidade. A intervenção de Pedro é acertada porque reconhece a ação salvifica de Jesus de Nazaré. Mas a mesma intervenção seria equivocada quando interpretada unicamente em um sentido puramente social.

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário