BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

21 de ago. de 2011

É proibido proibir... - José da Cruz


03 de setembro

Evangelho Lucas 6, 1-5


Eu me lembro dessa música de Caetano Veloso que  era uma crítica ao autoritarismo do governo  militar, claro que muito bem dissimulado, para não ser pego pela censura. Quando a relação Homem-Deus se apoia no mero legalismo, temos  Religião das Proibições, que segue mil e uma normas mas nunca consegue compreender o verdadeiro sentido da Vida em comunhão com Deus, mas esta supõe uma total liberdade, a vivência do evangelho é uma proposta que requer do homem uma resposta.

Mais uma vez os discípulos de Jesus, usando dessa liberdade, saciam a fome ao passar por um trigal em dia de sábado, atraindo a atenção de alguns Fariseus que vai lembrar a Jesus as proibições do Dia de Sábado.

E mais uma vez Jesus lhes explica, com toda paciência, que quando se vive na Liberdade dos Filhos e Filhas de Deus, é proibido proibir, pois a consciência e a razão do homem é iluminado pela Luz de Deus que o ajuda a discernir o que é certo do que é errado. Jesus recorre a própria tradição de Israel fazendo referência a Davi, o grande Rei que soube se deixar conduzir por esta luz interior, na qual baseava todas as suas atitudes. A Fé não é a assinatura de um contrato de normas rigorosas a seguir, a verdadeira religião não é Freio, como ainda dizem alguns "entendidos", mas sim uma adesão incondicional a Pessoa de Jesus Cristo, que torna-se desta maneira a única e verdadeira referência para todos os nossos atos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário