BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de jul. de 2011

Vinde a mim todos vós que estais cansados. - Padre Queiroz


Quinta-feira, 14 de Julho de 2011


Evangelho - Mt 11,28-30


No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos aproximarmos dele. Se aceitarmos o convite, nós que andamos "cansados e fatigados sob o peso dos nossos fardos", encontraremos descanso. Portanto, não existe convite melhor.

"O meu jugo é suave e o meu fardo é leve." O fardo de Jesus é a obediência aos mandamentos. É um jugo suave, porque Deus nos ajuda com a sua graça.

"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração." Como que é uma pessoa mansa e humilde? É pacífica, acolhedora, paciente, compreensiva, alegre, serviçal e amiga. As pessoas não precisam se preparar para se aproximar delas, porque sabem que sempre serão bem acolhidas e compreendidas. As crianças são as primeiras a conhecerem essas pessoas e logo as procuram. Por outro lado, há pessoas que são de difícil relacionamento. Você ensaia, ensaia, para falar algo com elas, e mesmo assim se dá mal às vezes.

Jesus sempre se mostrou uma pessoa boa, acolhedora, compreensiva, humilde aberta. E nos convida a vivermos ao seu lado. Que bom!

"O Senhor corrige a quem ama e castiga a quem aceita como filho" (Hb 12,4). "Eu repreendo e educo aos que amo" (Ap 3,10). É justamente o amor que Deus tem por nós que o leva a nos impor o seu suave jugo.

E Jesus não mudou este seu comportamento, mesmo nas suas horas mais difíceis, que foram a condenação e a morte. "Jesus, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13,1).

"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e assumiu os nossos sofrimentos. Foi castigado por nossos crimes. Nós fomos curados, graças aos seus padecimentos. O justo justificou a muitos" (Is 53,4). A nossa salvação foi o principal gesto de amor de Jesus.

"Cristo morreu pelos pecadores, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a Deus" (1Pd 3,18). Amar quem é bom, até que não é difícil. Mas amar a uma pessoa ruim, ou a um inimigo, é difícil. Jesus nos amou quando éramos ruins e este seu amor nos tornou bons.

E ele nos pede para imitá-lo: "Irmãos, tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus que, sendo rico se fez pobre por amor de vós!" (Fl 2,5). "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso." Queremos imitar o Senhor, tendo a virtude da benignidade, que é o amor às pessoas fracas, que cometem erros ou que nos ofendem.

Ninguém é totalmente ruim, nem totalmente bom. Só o demônio é totalmente ruim, e só Deus é totalmente bom. Todos nós temos um pouco de bondade e um pouco de maldade. Mas a virtude da benignidade nos leva a ver o lado bom das pessoas. Esse é o melhor incentivo para que as pessoas más se tornem boas.

Certa vez, dois amigos estavam conversando, mas entre eles havia uma parede. A certo momento, um deles comentou que a parede era azul. O outro discordou: "Azul coisa nenhuma! Você não deve estar enxergando bem. Não está vendo que a cor desta parede é amarela?"

"Como amarela?! – disse o outro – você é que precisa trocar os óculos. Está na cara que esta parede é azul". "Mas como pode? – retrucou o outro – como você teima em dizer que é azul?!"

E a discussão continuou rolando, no meio já de algum insulto. Até que um deles resolveu dar a volta e ver a parede do lado do outro. Realmente ela era azul. Azul de um lado e amarela do outro.

A pessoa mansa e humilde de coração vê as realidades do lado do seu irmão ou irmã. Por isso está sempre em paz.

A última invocação da ladainha de Nossa Senhora é Rainha da Paz. Que Maria nos ajude a nos preparar bem para celebrar o nascimento do seu Filho, o Príncipe da Paz.

Vinde a mim todos vós que estais cansados.

Padre Queiroz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário