BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de jul. de 2011

“Vende todos os seus bens e compra aquele campo” – Nancy

27 de Julho: 4ª feira

Evangelho - Mt 13,44-46

"Vende todos os seus bens e compra aquele campo" – Nancy

            As parábolas de Jesus são textos expressivos que falam muito de perto ao coração do homem. Por analogia podemos compreender muito bem aquilo que o Mestre quis e quer ensinar a cada um de nós, se nos colocarmos abertos para ouvir, aceitar e aprender de Jesus.

            Mateus narra neste evangelho de hoje duas parábolas: a primeira compara o Reino de Deus a um tesouro escondido num campo, e a segunda comparação, de forma semelhante, fala do grandioso valor de uma pérola preciosa.

            Não dá para se fazer de desentendido diante dessas colocações do Mestre Jesus. As suas narrações são muitas claras, elucidativas, e nos convidam a abraçar a vocação cristã plenamente.

            Em ambas as narrativas podemos compreender o tesouro escondido encontrado e a busca da pérola preciosa como imagens figurativas de Jesus. Ele, somente Ele é o tesouro escondido no campo que todos podem comprar. Ele, somente Ele é a verdadeira jóia preciosa – aquela pérola que exige luta, sacrifício, desprendimento, determinação para ser encontrada.

            Há um texto denominado "A ostra e a pérola" que ilustra significativamente a riqueza daquele que encontrou algo precioso, de valor inestimável. Vejam:

A OSTRA E A PÉROLA...

"A ostra, quando não é ferida não produz pérolas...".

As pérolas são feridas curadas... As pérolas são o produto da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia...

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada Nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células, no nácar, começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. O resultado deste processo é a formação de uma linda pérola... Uma ostra que jamais foi ferida, jamais produzirá pérolas...

            Fascinante esse processo de produção, não é?

            Pois bem, caros irmãos. De forma semelhante ocorre conosco quando buscamos por Jesus e o encontramos. É também um processo indescritível, enriquecedor, mas doloroso. Exige renúncias, escolhas, tomada de decisões, impõe condições para se adquirir esse bem precioso em nossas vidas. Na verdade, para encontrarmos essa pérola – "Jesus Cristo" –, acessível a todos aqueles que abrirem os seus corações às palavras do Senhor, é necessário que nos desprendamos de muitas jóias falsas que estão em nossa caminhada...

            Pensemos: estamos dispostos a comprar o campo onde está escondido o maior tesouro? Fizemos a opção pela busca da mais valiosa pérola para enfeitar não apenas o nosso dedo, o nosso colo, as nossas orelhas... Mas o nosso corpo inteiro, a nossa vida de forma plena?

            Que possamos testemunhar ao mundo o quanto vale a pena essa aquisição de valor inigualável – "Jesus Cristo" – a nossa jóia mais preciosa, e o nosso campo do tesouro escondido com todas as benesses do Reino de Deus. Amém!

            Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

            Abraços fraternos em Cristo!

            Nancy – professora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário