BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jul. de 2011

“Tu és Pedro que Construirá Minha Igreja” – Claudinei Oliveira

       

Domingo, 03 de julho de 2011.

 

Evangelho – Mt  16, 13-19

 

 

            Jesus distancia para uma região pagã, Cesárea de Fillipe, com seus discípulos e aproveita oportunidade para descobrir pela boca dos próprios seguidores de quem mais ouvia falar como  filho de Deus. "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?". As respostas voltaram-se para os homens do passado como Elias, João Batista, Jeremias ou outros profetas. Ainda não tinha pronunciado o nome de Jesus. Não que Jesus não soubesse disso, mas queria ter certeza de que sua missão ainda não tinha terminado. Afinal, em Cesárea o povo continuava alheio aos princípios do testemunho da verdade de Jesus: aquele que veio  dar nova roupagem no relacionamento entre os homens para que o pecado sucumbisse diante da austeridade da liberdade e da justiça sem distinção de raça ou classe econômica.

            Mas Jesus volta-se para os seus e faz a linda pergunta: "E vós, quem dizeis que eu sou?". Pedro  não hesitou em afirmar que era o grande homem, nascido para reinar entre os pobres "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Pedro, grande amigo de Jesus não estava tentando  ganhar proveito da situação ou para ficar bem na "fita" diante dos colegas. Na verdade foi a força espiritual divina que iluminou Pedro para falar aquelas palavras. Sabia que aquele jovem era diferente e tinha uma proposta de grande valia. Não poderia ter outro homem com tanta sagacidade e veracidade nas suas ações que correspondesse ser filho de Deus. Era mesmo o Messias, de corpo e alma em sua frente, que já tinha provado sua eficácia persuasiva em tantas situações  complexas. Contudo, Jesus olha para Pedro e afirma:

"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
 porque não foi um ser humano que te revelou isso,
 mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra
será desligado nos céus".

            São palavras que enaltecem a dedicação e eficiência  de um discípulo corajoso. Que soube dizer sim quando foi chamado para deixar tudo e seguir Jesus para ser "pescadores de homens em outros mares". Agora é chegado a hora de apresentar a cumpricidade entre o desejo de estar ao lado do Filho Homem e ser responsável pela construção da igreja viva, sem mácula e disposta a estar do lado da justiça.

            Nasce o primeiro papa da igreja Católica com o intuito de juntar o povo de Deus sob o mesmo teto e dar a eles a esperança, a comodidade e a retidão de uma vida salvadora. Ser chefe da igreja de Jesus não significa agir como os chefes de Estado: prepotente, autoritário, arbitrário e covarde. Agora tinha em sua mãos a responsabilidade de criar uma atmosfera de perfeita harmonia entre os céus – Deus – e a terra – cristãos mudanos – . Pedro passa ser a referencia para a nova comunidade de novos cristãos, seguidores da Justiça e do amor.

            Pedro tem em suas mãos  o poder de ligar e desligar do Pai celeste aqueles que não cumprirem suas ordens. Mas que ordens são estas? A ordem da justiça. Assim o reino de Deus será feito de Justiça entre os homens. Pois a justiça é sinônimo de paz, harmonia, solidariedade e sobriedade entre o povo de Deus. Aqueles que não aceitarem a viver de acordo com o Santo Evangelho não poderão ganhar a vida eterna, ou seja, terem o prazer de morar na casa do Pai depois de cumprir a vida terrena.

            A comunidade criada por Jesus deve prevalecer das glórias e da vivificação salvadora entre todos. A injustiça atropela o bom andamento da comunidade e da boa convivência. A união entre todos é a presença constante do salvador e, é também a animação da alma para o bem fazer e a realização das  boas ações.

            Agora nas mãos de Pedro esta a chave para abrir as novas portas. A nova caminhada oferecida pelo discípulo Pedro exige dedicação e  coerência. Tudo aquilo que atrapalha a vida consagrada a Deus não terá o carimbo de Pedro para alcançar a salvação. Desse modo a arrogância do homem deve dar espaço para o carinho  e a bondade. Abraçar os irmãos  que sofrem pela opressão e pelo descaso, colocar a serviço do Reino e fazer valer a verdade que salva e da esperança.

            Logo a igreja de Cristo é a igreja do homem solidário que não mede esforço para visualizar as grandes conquistas para o Reino. É uma igreja rica, que acolhe a todos com amor fraterno e ajuda solidificar o desejo ardente de conhecer o Criador. Temos certeza de que morreremos e quando isto acontecer nosso Ser estará preparado para estar nas glórias dos céus. Mas para tanto, devemos preparar nosso futuro em nossa caminhada na igreja verdadeira de Cristo.

            Pedro é o grande espelho que devemos seguir se quisermos ter a mansidão de Deus ao nosso lado. Ele estava preparado para dar a resposta a Jesus afirmando que era o Messias, filho do Deus Vivo. O Espírito Santo estava em seu Ser  para assegurar a cumpricidade deste novo projeto unificador. Seguir a proposta de um jovem que  combatia e denunciava os males entre os homens, deve partir de um sujeito muito determinado que tinha certeza do que estava fazendo. Valeu a pena, pois agora pode chamar para si a responsabilidade de ser o pai da comunidade aqui na terra com a missão de fazer cumprir o projeto de justiça entre os homens.

            Portanto, nesta festa de São Pedro e São Paulo, temos muito em acreditar na Palavra Revelada. São personagens da Igreja de Cristo que souberam amar a Deus e levar a boa notícia para todos. Eles são Santos porque enxergaram no Deus Vivo o caminho para uma vida de paz, amor, retidão e prazerosa. A mensagem ficou para nós, são seus feitos de dedicação. Cabe a nós sairmos do ostracismo  e lutar para termos uma nova comunidade interligada com o Cristo Ressuscitando cheia de vida. Amém.

--

Claudinei M. de Oliveira

 Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário