BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jul. de 2011

Testemunho Firme, mesmo com os Ventos contrários - Diac. José da Cruz

08 de julho

 

Evangelho Mateus 10, 16-23

 

                                                                    

 

Esse evangelho tem como contexto o início do Cristianismo algum tempo após a ascensão de Jesus, 60 a 80 anos, quando os Cristãos foram expulsos da Sinagoga

Passando a ser uma seita derivada do Judaísmo, a essa perseguição interna, segue-se também a eterna, por parte do Império Romano. Nesse ambiente totalmente hostil ao evangelho, os cristãos se perguntavam se valeria a pena continuar com o anúncio e a vida nas comunidades mas havia também o medo, temiam por suas vidas e por suas Famílias, o que dizer diante dos interrogatórios feitos pelos poderosos? Como defender-se nessa situação desesperadora....

O evangelista quer lembrar á sua comunidade que Jesus nunca enganou a ninguém, não foram enviados para navegarem com o vento a favor, mas sempre em meio as contrariedades, em meio a Lobos vorazes que querem destruir e devorar.

O discípulo deverá ser prudente como as serpentes, isso é, ter em seu trabalho do Reino o bom censo e o equilíbrio, ser discreto e comedido, as serpentes não se expõe mas agem muito discretamente. Tive um amigo que cismou de fazer pregação na hora do almoço em um salão de jogos da empresa, achando que ali naquela hora era preciso falar do evangelho aquelas pessoas, foi advertido pela chefia, justamente porque não teve bom censo, equilíbrio em sua ação evangelizadora, poderia juntar-se aos colegas naquele lazer, e com seu comportamento entre eles fazer a diferença...Certamente isso teria surtido o efeito desejado, isso é, teria anunciado Jesus e o seu evangelho, dentro do contexto do momento.

Mas há também a simplicidade das pombas, nenhum discípulo deve vangloriar-se daquilo que faz, porque nesse caso irá se tornar arrogante, prepotente, e nesse caso, a sua pregação se tornará vazia, discipulado tem tudo a ver com humildade.

O contexto de hoje não é o mesmo do primeiro século do Cristianismo, entretanto, a hostilidade ao evangelho existirá sempre e o Cristão da atualidade, que verdadeiramente abraçar com Fidelidade o Discipulado terá sempre que ter esse "jogo de cintura", esse jeitinho para abordar as pessoas sem escandalizá-las, também aqui é válida a afirmação final: não se preocupar com lindos discursos sobre Jesus e seu evangelho, mas deixar que o Espírito Santo fale, e esse Espírito se molda á cada pessoa. Enfim, ficou claro áquelas comunidades primitivas de Mateus, e também ás nossas, que o Discípulo de Jesus sempre terá pela frente muitas contrariedades, e se a missão estiver fácil demais, é melhor parar e refletir, pois Cristianismo do Oba-Oba, pode até ser muito bonito em sua aparência, mas não leva a lugar nenhum...Cristão não pode ser como macarrão, quando cai na fervura, logo afrouxa e amolece, abrindo mão de suas convicções oriundas do Santo Evangelho.....

 

09 de Julho

 

Evangelho  Mateus 10, 24 – 33

 

                                    Confiança acima de tudo.....

 

Retomo a última frase da reflexão de ontem: sobre o Cristão – Macarrão, aquele que quando as coisas esquentam ao seu redor, ele amolece, abre mão dos seus princípios e desiste de dar testemunho. Isso ocorre quando colocamos a confiança em nós mesmos, em nossos argumentos e estratégias. O evangelho deste Sábado quer lembrar-nos em quem está fundada a nossa Confiança, o plano não é nosso, somos apenas os executores, colaboradores nas obras do Reino, Jesus pede-nos a firmeza naquilo que fazemos, confiando unicamente Nele, afinal, por ele fomos enviados, falamos em seu nome, damos continuidade á sua missão e já sabemos que esta não irá resultar em fracasso, nenhuma força humana ou poder, conseguirá deter o crescimento do Reino de Deus, trabalhamos para alguém que já fez a "Força do Mal" enfiar pó rabo entre as pernas e bater em retirada....A todo momento precisamos nos animar com esse pensamento, que é verdadeiro.

Daí as orientações que Jesus faz : Primeiro não tremer na base, não ter medo de ninguém nem de nada, aqui, registro uma passagem cômica, uma catequista, que dava aulas á noite em um Vilarejo retirado, e que fazia o percurso a pé, desistiu da missão porque, em um antigo cemitério que ficava naquela região, apareciam assombrações de vez em quando, e a coitada morria de medo....O medo de qualquer coisa nos paralisa,  se tivermos a confiança necessária, conseguimos superar qualquer medo, para fazer o anuncio da Palavra.

Os discípulos devem compreender que não há o que perder, os que atentam contra a vida de um Servo de Deus, pensam estar destruindo, foi assim com Jesus, seus algozes pensaram que o tivessem esmagado na cruz. Então o discípulo não deverá temer os que podem atentar contra a Vida Terrena, o medo deve ser apenas de perder a verdadeira Vida que é o Reino de Deus.

Enfim, o testemunho deve ser coeso, marcado pela coragem e ousadia, sabendo que a missão terá êxito e o Reino chegará á sua plenitude e ninguém conseguirá impedir. Participar de um projeto dessa ordem, é para no mínimo um grande privilégio.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário