BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jul. de 2011

A quem procuras? – Missionários Claretianos

Quinta-feira, 21 de julho de 2011


16ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: São Lourenço de Bríndisi, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória facultativa); Arbogasto de Estrasburgo (bispo), Constantino de Monte Cassino (abade, foi discípulo de São Bento), Daniel (profeta bíblico do Antigo Testamento), João de Edessa (eremita), Júlia de Troyes (virgem, mártir), Praxedes de Roma (virgem), Vítor de Marselha e Companheiros (mártires), Wastrada de Utrecht (mãe de família), Zótico da Capadócia (bispo, mártir).

Primeira leitura: Êxodo, 19,1-2.9-11.16-20b
O Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai.
Salmo responsorial: Daniel 3,52-57 (R. 52b)
A vós louvor, honra e glória eternamente.
Evangelho: João 20,1.11-18
Mulher, por que choras? A quem procuras?

O texto do evangelho de Mateus aponta para a finalidade das parábolas proclamadas por Jesus: os mistérios do Reino de Deus são revelados aos pequenos e só são entendidos pela fé. Mais uma vez é proposto o tema da cegueira e da surdez espiritual. Sem dúvida, para Jesus, seus seguidores mais próximos estão em condições de entender a proposta do reino.

Outras pessoas teriam mais dificuldade, especialmente os fariseus e os mestres da lei. Não é que Jesus não quisesse que as pessoas entendessem sua mensagem, questiona apenas a impossibilidade de seus conterrâneos de entenderem a proposta do Reino. A hostilidade e rejeição em compreender a mensagem de Jesus leva as lideranças à condenação.

Por outro lado, os discípulos são abençoados porque se tornaram aptos a presenciar e participar do acontecer de uma nova comunidade e sociedade, de acordo com os valores do Reino. O convite é claro: sem a abertura espiritual, intelectual e social à revelação, não se consegue fazer com que aconteça o plano salvador de Deus na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário