BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de jul. de 2011

“ Quem é o Rei das Cocada Branca”na Comunidade... - Diac. José da Cruz


09 de Agosto

Evangelho Mateus 18, 1-5, 12-14

          Eis uma pergunta bem intrigante, quem é que manda na Comunidade... Quem é que "fala grosso", manda e não pede? Quem é que precisa ser consultado e não se pode tomar decisão sem a sua presença? Afinal, quem é o mais importante?  Os discípulos andavam com "minhoquinhas" na cabeça, perguntaram a Jesus quem era o maior no Reino dos Céus.

De vez em quando em nossas comunidades, surgem discussões no Conselho por causa dessa questão, alguns querem impor na comunidade aquela velha frase "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".  Jesus com a sua pedagogia simples e extremamente sábia, coloca uma criança no meio dos "maiorais""Quem não for uma criança como essa, não vai entrar no Reino dos Céus".

As crianças, no tempo de Jesus ( hoje não prá dizer isso, pois tem criança mandando nos pais) mas aquele tempo a criança era totalmente dependente. Só lhe restava obedecer, não tinha nenhuma expressão, fazia o que os adultos mandavam, e ai se não o fizesse.  Ser criança na comunidade significa nunca julgar-se superior a ninguém, mas simplesmente servir. Já os maiorais e os grandes, que se julgam poderosos, querem sempre ser servidos, e este serviço cabe aos pequenos.

Na comunidade, quando atuamos em umapastoral, somos dominados por um sentimento de importância e auto valorização, e aí é que mora o perigo, porque o ato de servir, acaba se transformando em domínio e imposição sobre os demais, aliás, aquele serviço torna-se o meu status, pois me dá prestígio e fama. Há muitas encrencas por algum cargo de coordenação, e até nos Movimentos há uma "Guerrinha" , não adianta querermos tapar o sol com a peneira.

Os pequeninos podem contar com a atenção, o carinho e o amor do Pai, por causa dele, o Dono das cem ovelhas, deixa as noventa e nove para trás e vai atrás daquela que se perdeu.

Que importância tem em nossas comunidades, esses pequenos do Pai? E o mais importante, quem são eles, será que sabemos identifica-los ? Os que estão começando, os que ainda não iniciaram o processo de conversão, os menos esclarecidos, os eternamente esquecidos na comunidade, os sem importância, os mais pobres e simples, os que nunca têm vez e voz nas decisões tomadas. Tomemos muito cuidado, todos esses são os prediletos, os "Xodozinhos" de Deus presente em Jesus. É a esses de modo especial, que precisamos servir... Se quisermos ser importantes no Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário