BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de jul. de 2011

“Parábolas: Jeito simples de entender” – Claudinei M. Oliveira

       

 

Quinta - feira, 21 de julho de 2011.

Evangelho – Mt  13,10-17

       

            Falar em parábolas foi o meio encontrado de Jesus comunicar-se com aqueles que não entendiam concretamente o Reino de Deus. Ou seja, não conseguiam entender as ações de Jesus para a libertação. O povo era maltratado pelos poderosos e até pelos sacerdotes dos templos. Eram exigidos do povo altos tributos e oferendas para os Templos. O povo acreditava que a piedade de Deus reinaria sobre aqueles que redimissem com boas oferendas no altar  dos Templos. A simplicidade dos pobres de conhecimentos e de espíritos fazia a luxaria da classe abastarda e aumentava a sua renda. Nas costas do povão e no sacrifício o mundo era construído para uma minoria, enquanto a maioria era desprezada e  subtraído seu talento e seu sangue.

            Jesus fala para os discípulos que muitos não são capazes de enxergar e nem ouvir quando são alienados. Pensam que estão agindo de acordo. Acreditam no seu "dono". Faz tudo para agradar e jamais pensam em desagradá-lo. Essas pessoas sofrem muito. Então Jesus ao mudar o jeito de fazer as pessoas perceberem o sofrimento, através das parábolas,  retira fardos das costas dos oprimidos. Assim eles entenderão a saga das injustiças. Voltarão para o Reino  e não passarão por tantos sofrimentos.

            Jesus quer dizer para os discípulos que devemos cuidar bem dos pequenos e desvalidos. São pessoas que merecem atenção especial. São pessoas que lutaram por uma vida de sobrevivência. Assim, temos os velhinhos que são desprezados pelos familiares e são subjugados pelo sistema político inoperante. Desfazemos pela falta de agilidade, não cuidamos quando atravessa o sinal de trânsito, xingamos por estarem em nossa frente, não respeitamos nas filas seja no caixa de banco ou nos guichês dos hospitais.  Quem faz maldade com um ancião está a serviço do demônio e distante de Deus. Neste caso, a simplicidade de Jesus, através das parábolas, pode levar entendimento para os maldosos.

            Assim, as tentações fascinam o povo com propósito de levá-lo ao encanto de um mundo cheio de "bondade". Nem todos estão preparados para despistar o mal. As pessoas estão prontas para fazer o que o mal propõe. Jesus pede para fazer com que estas pessoas enxergem o mal agindo. Ouvem com atenção e passe a praticar o bem.

            Muitas vezes fechamos os olhos e tapamos os ouvidos para não compreender a verdade. As injustiças cegam e ensurdecem as pessoas para tirar proveito. Já os discípulos que caminham com Jesus entendem o projeto de vida de seu mestre, eles convivem diariamente; mas o povo não tem este privilegio. Logo as parábolas, no seu roteiro simples, conseguem alcançar o coração. Elas penetram na consciência das pessoas, fazendo-as enxergar e ouvir a mensagem de vida nova. Amém!

---

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário