BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de jul. de 2011

O que Jesus acha do casamento - Sal

12 de agosto –


A sociedade atual  em vez de estimular a estabilidade da famíla, peo contrário, incentiva a separação. E isto vemos nas novelas e nos filmes, que são os ditadores do modus vivendus no mundo de hoje. Existem pessoas que se comportam exatamente como os personagens das novelas ou dos filmes. Tais pessoas acham tão bonito aquele modo de ser que pautam seu comportamente de acordo com o que assistiu na tela, elas copiam e executam cada movimento no seu dia a dia. E, o pior é que que também assimilam o modo de pensar ou valorizar dos personagens, o que nem sempre é uma valorização de acordo com o que deveria ser em termos de cristianismo. Ou seja, não confere com os valores anunciados por Jesus.

            No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra a importância do casamento, sua establidade, fidelidade, e atitude de entrega mútua do casal.    

"O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne"

Quem casa quer casa longe da casa onde casa. É um ditado que se refere à independência que o casal de jovens deve ter em relação aos pais, porque muitos casamentos já foram desfeitos pelos pais dos cônjuges, principalmente pela sogra. Aí é que está o "x" da questão. A sogra, salvo casos especiais, não tem a menor intenção de prejudicar os recém-casados. Tudo ela faz com a melhor das intenções, isto é, só para ajudar aqueles jovens inexperientes em matéria de convivência a dois. Mais para o casal, as atitudes da sogra em relação a eles, não passam de interferências, ou intrometimentos, que tira a sua liberdade, e a sua autoridade com relação aos filhos, e até interrompe a sua privacidade. É uma situação complicada e geradora de brigas fatais entre os dois, porque se o marido reclama das interferências da sogra na vida dele, a esposa se ofende porque está falando da sua querida mãe. Do mesmo modo, por sua vez, o marido fica aborrecido quando a mulher reclama da sagra que é a mãe dele. E por aí vão as brigas que se avolumam a ponto de causar uma separação. Certa vez tive a honra de ser convidado para o casamento de um conceituado e bem sucedido empresário, da minha cidade, e no final da cerimônia, o sacerdote chamou as mães dos recém-casados até o altar, e mandou que as duas repetissem em voz alta, que não iriam se intrometer na vida dos dois. Todos os presentes levaram aquela cena na esportiva, e muitos até elogiaram a atitude daquele padre, principalmente quem já teve ou estava tendo algum tipo de aborrecimento por causa da sogra. Está aqui uma bela sugestão aos celebrantes de casamentos: Convidar as sogras para fazer um juramento no altar, diante de Deus, que vão deixar os dois jovens viver a sua vida, formando uma só carne. E por formar uma só carne, se entende que a partir do altar, o corpo de um passa a pertencer ao corpo do outro, o que não dá o direito nem a esse nem àquele de ter nenhuma aventura com o seu corpo fora do seu compromisso de casamento celebrado pelo ministro de Deus na presença e com o consentimento de Deus e tendo a sociedade local como testemunha. É Por isso que o que Deus uniu, o homem ou a mulher não deve separar. E é bom lembrar que neste mandamento de Jesus está incluída a sogra também.

Maria, mãe da Sagrada Família. Rogai a Jesus pelas nossas famílias. Para que haja paz, amor, união, compreensão e principalmente a presença de Deus em todas elas. Amém.

Sal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário