BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jul. de 2011

O MANDATO MISSIONÁRIO..... - Diac. José da Cruz

06 de julho de 11

Evangelho – Mateus 10. 1-7

 

                                                                                

 

Este evangelho traz como pano de fundo a missionaridade da Igreja no envio missionário que Jesus faz, entretanto minha equipe de Reflexão, formada por Teólogos do Meio do Povão, chamou-me a atenção para uma coisa: Se em Mateus, no episódio logo após a ascensão, os apóstolos são enviados a todas as Nações, aqui parece que Jesus mudou de idéia e só quer evangelizar o Povo de Israel, por que será ?

E inclusive, isso é tão claro que ele recomende claramente "Não deveis ir aos pagãos e nem na cidade dos Samaritanos". Não é que Jesus mudou de idéia, mas quer poupar os seus discípulos de um vexame ou de um fracasso na primeira missão.

É como aquele Técnico de um time de futebol, que conhece bem o seu elenco, e que sabe que há certos jogadores que não podem enfrentar adversários difíceis, porque são ainda novos, estão começando a carreira, é preciso adaptarem-se ao time, para poder produzir o que sabem e aquilo de que são capazes, se um Técnico imprudente agir o contrário, vão acabar "queimando" o jogador.

Os discípulos acabaram de ser enviados, mas Jesus está entre eles, orientando, ajudando, incentivando, corrigindo, esses evangelizadores pioneiros passaram por um aprendizado, isso é inegável, Samaria e cidades pagãs, são lugares difíceis de se trabalhar o evangelho, pois há muita hostilidade contra o Reino, assim como é muito forte a influência dos valores contrários ao cristianismo.

Israel já é mais a "praia" deles, de mais a mais, primeiro é preciso "consertar a casa", senão aplica-se a famosa expressão "Vacorun Et Brejorun" ou seja, a Vaca vai pro brejo mesmo...

Uma outra coisa notória nesse evangelho, o tratamento personalizado que Jesus dá a cada um dos seus discípulos, conhece o nome, sabe da história de cada um, conhece seus limites e fraquezas, mas sabe também de suas qualidades e virtudes e do seu potencial. Por isso os chama pelo nome que carrega em si todas essas informações.

No Batismo somos chamados pelo nome, a fazer parte da Igreja, no Crisma, novamente repetindo o nome, somos enviados em missão, e assim, em todos os Sacramentos que recebemos, o nome é parte integrante de uma pessoa, é aquilo que ele é, a sua personalidade e o seu jeito de ser, por trás de um nome, quanto símbolo e significado importante ele contém.

Entretanto, nós Povo da Nova Aliança, somos enviados á todas as culturas, em todos os ambientes, não precisamos mais, como aqueles apóstolos, a sermos poupados, porque em nós habita a Força do Espírito Santo e essa História começou com o grande Apóstolo Paulo, que "encarou" evangelizar os pagãos e o mundo grego, tão hostis a Palavra de Deus. Não é atoa que Deus derramou sobre a Igreja nascente de Pentecostes, o seu Espírito, não é atoa que Jesus soprou sobre a comunidade reunida. Ou entendemos isso ou então seremos qualquer coisa, menos a Igreja do Senhor, que a instituiu Igreja, mas que deu-nos o mandato de anunciar em todos os caminhos "o reino de Deus está próximo".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário