BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jul. de 2011

O dia do juízo – Missionários Claretianos


Segunda-feira, 18 de julho de 2011

16ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Arnulfo de Metz (bispo), Bruno de Segni (bispo), Emiliano da Bulgária (mártir), Filastro da Bréscia (bispo), Frederico de Utrecht (bispo, mártir), Hervé de Anjou (eremita), Marina de Orense (virgem, mártir), Materno de Milão (bispo), Rufílio de Forlimpopoli (bispo), Teneva de Glasgow (viúva).

Primeira leitura: Êxodo, 14,5-18
Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for florificado às custas do Faraó
Salmo responsorial: Salmo 15,1-6 (R.1a)
Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória.
Evangelho: Mateus 12,38-42
No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração.

No texto de hoje, Jonas proclama a Palavra de Deus e Jesus confirma a exigência de se manter na constante escuta da palavra divina. Nesse sentido, a discussão de Jesus sobre a origem e o poder de sua autoridade não pode estar fundamentada em sinais mágicos como esperam seus ouvintes.

O paralelismo entre Jesus e Jonas tem um sentido mais profundo: ambos foram enviados para anunciar o juízo de Deus que provoca a necessidade do arrependimento e a conversão. Mas a missão de Jesus é maior que a de Jonas. A novidade de Jesus está em que, pela consumação do projeto do Pai com sua vida, Deus estenderá sua libertação a toda a humanidade.

Jesus é o modelo por excelência, por ele homens e mulheres deverão construir uma fé madura e comprometida. A vida e a missão de Jesus é vivenciada hoje por aqueles que, apesar de tudo, são capazes de descobrir a presença do reino em suas vidas.

Podcast

É a pregação de Jonas que foi sinal para o povo ninivita

Santo do dia

Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira da Ordem Carmelita, que propagou a sua devoção pelo mundo inteiro. Os Carmelitas têm como referenciais duas figuras importantes: o profeta Elias e S. Simão Stock. Elias viveu no tempo do rei Acab (874-853). Foi ele que anunciou ao rei o fim do castigo da grande seca, quando, prostrado em terra no ponto mais alto do monte Carmelo, perguntava insistentemente se o servo via alguma nuvem surgindo do lado do mar. Na sétima vez, quando uma nuvem do tamanho da mão de uma pessoa surgiu no horizonte, não demorou muito para que o céu se cobrisse de densas nuvens e caísse a chuva. Esta pequena nuvem, que suave e ágil brota do mar e inunda a terra seca, foi tomada como o símbolo de N. Senhora do Carmo, a derramar as suas abundantes bênçãos sobre a terra. Inspirado em Elias e sob a proteção da Virgem do Carmo, em 1156, o cruzado Bertoldo, com dez companheiros, refugiou-se no monte Carmelo, disposto a levar vida de penitência e oração, dando origem à Ordem Carmelita. Simão Stock (1165-1265) nasceu no condado de Kent, na Inglaterra. Em 1201 ingressou na Ordem do Carmelo, tornando-se vigário geral em 1215. Em 1251, numa visão, N. Senhora do Carmo confiou-lhe o escapulário, prometendo a graça da proteção e da salvação a todos os que o trouxessem consigo. É invocada com a seguinte oração:
Nossa Senhora do Carmo. A nuvem do profeta Elias, sobre o monte Carmelo, regou a terra, revigorou toda a natureza e alegrou o povo de Deus. Virgem Santíssima, vós sois poderosa junto a Deus onipotente. Pelo símbolo de vosso escapulário, mostrai-nos a vontade que Deus tem de espalhar uma chuva de graças sobre os vossos fiéis devotos e abençoai todo o povo de Deus. Eu, debilitado por mil fraquezas físicas e morais, recorro a vós. Estendei-me vossa mão bondosa e volvei para mim vosso olhar maternal, dando-me ânimo, coragem e saúde de corpo e de mente.

Oração
Do dom da vida

Deus, nosso Pai, criastes o homem e depositastes nele vosso olhar de complacência, de ternura e de predileção. Assim como nos destes o dom da vida, façamos de nós mesmos um dom àqueles com quem vivemos. Sagrada seja a vida de cada criatura, sagrado o sopro do vosso Espírito que recria e renova, sustenta e preserva, fortalece e revigora o que é fragilidade. A exemplo daquele que se despojou de tudo e fez-se pobre para que tivéssemos a vida plenificada, compartilhemos no dia-a-dia os frutos de nossos esforços. Nosso agir seja sincero; nosso sentir, despojado; nosso pensar, sem dissimulação. Nosso "sim" seja "sim" e nosso "não" seja "não". Nosso olhar, transparente e nossos corações, humildes e penitentes. Conheceis as fraquezas e as contradições do coração humano, desejoso de fazer o bem, mas renitente em praticar o mal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário