BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de jul. de 2011

“O banquete da morte” – Claudinei M. Oliveira

 

Sábado, 30 de julho de 2011.

Evangelho – Mt   14, 1-12

 

            João  Batista foi morto pelas palavras de libertação do povo. Havia tantas injustiças na sociedade que João não se conteve. Levantou a voz e denunciou todas as mazelas sociais. Pagou caro por isso: sua cabeça foi apresentado ao rei numa bandeja quando comemorava a festa de aniversário de Herodes, governador da galiléia.

            João Batista preparava o povo para o encontro com Jesus. Era momento de glória  e superação, pois seria o memento da libertação das injustiças. Sendo que, por onde Jesus passava, a mensagem era clara: fazeis as coisas retamente para que após a morte ganheis a salvação. O homem não pode viver isolado e explorado por um grupo interesseiro, o homem deve obedecer somente os mandamentos de Moisés e amar um só Deus, sendo o Deus do amor, da justiça, da fraternidade, da concórdia e da paz. Aquele que acreditar em minha mensagem estará diante do Pai, pois tem fé. Logo, João Batista esperava este encontro de Jesus com seu povo para clarear as idéias do povo sofredor.

            João Batista exigia mudanças radicais. Chegou até denunciar o adultério do governador. Ele casou-se com a mulher de seu irmão. João expressou severamente para Herodes o erro. Assim, como ficar diante do salvador, trazendo em si, a promiscuidade? Isto na época, como hoje, em algumas culturas, não era permitido. Por este motivo incomodava Herodes e por esclarecer o povo da exploração, João Batista foi preso.

            Ao prender João Batista estava retirando do povo a sabedoria para encontrar novos caminhos. Desse modo o povo perderia a referência de alguém especial. O povo enfraquecido tornaria presa fácil. Não tinha mais em quem assegurar. A prisão de João Batista serveria de exemplo para não ser seguido. Assim todos ficariam no seu lugar de sempre.

            Para complicar ainda mais a filha de Herodíades dançou maravilhosamente para Herodes na festa. Disse que faria qualquer coisa. Por capricho da mãe, a  cabeça de João Batista foi colocado numa bandeja e entregue a moça no banquete. Herodes pensava que era Jesus. Pois já ouvira falar deste homem e ficou confuso. Sabendo Herodes que Jesus tinha ressuscitado após a morte. Mas como palavra de homem importante não volta mais atrás, teve que aceitar.

            Temos neste desfecho o banquete da morte de João Batista. A cabeça de João simboliza a perca da liderança. Esta por sua vez não pode incomodar os homens do Estado. Assim, o povo deve acatar o que o governante manda e sem questionamento.

            Parece que ainda hoje em nosso meio o povo não pode ser totalmente esclarecido. A cegueira deve prevalecer para que os exploradores continuem assolando. Qualquer pessoa que tenta alertar o outro das coisas erradas é penalizada. Até na igreja isto acontece. Basta o ministro ou padre fazer uma reflexão do evangelho um pouco exaltado, denunciando o demônio corroendo o povo, que o próprio povo  fala mal ou até desdenha da fala do ministro qualificado ou não. Ainda a presença do mal é constante em nosso meio. Ele tem poder de isolar e descaracterizar ações que leve a boa notícia. A discórdia parece não ter fim. Entretanto, a coragem de denunciar ainda é forte. Não podemos ficar calado diante de tantas coisas mal feitas. O nosso papel é não intimidar das reações da classe que quer assegurar o poder a qualquer custo, mesmo que custe a morte.

            Que nossas ações levem vidas para todos e não mortes e desamor. Que nosso Deus esteja sempre ao nosso lado para levar a libertação para os excluídos e desvalidos. Que a nossa fé não enfraqueça diante de tantas ameaças e que o banquete seja levado para todos sem exclusão. Que assim seja, amém!

--

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário