BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jul. de 2011

“Não tenhais medo de anunciar” – Claudinei Oliveira

       

Sexta - feira, 08 de julho de 2011.

 

Evangelho – Mt 10,16-23

 

 

            A reflexão de hoje passa pela coragem de anunciar a Palavra de Deus. Coragem sim, porque os projetos do homem contradizem com o projeto de vida de Nosso Pai. O homem pensa em si, quer aumentar seu prestigio, sonha em comandar poder alucinante, leva até as últimas conseqüências seu objetivo: dominar substancialmente o mundo. Como falar ao contrário do pensamento do homem? Como fazer acreditar que seu modo de vida denigre uma multidão de pessoas na esperança de conquistar também seu espaço? Como falar de esperança e partilha para quem assume postura egoísta e individualista? O desafio está lançado. A coragem deve estar na frente, pois o Espírito Santo, prontamente, encaminhará os passos do cristão que corajosamente parte para e ofensiva.

 

            Acreditar. É uma palavra que nos remete a FÉ. Acreditar que a força emanada do Espírito Santo pode dissolver idéias ao contrário do mensageiro de Cristo. Pautar pela mudança do pensamento do homem malvado em ações voltadas para o povo. Resgatar a dignidade do povo sofrido. Dar a ele solidariedade, conforto, paz e JUSTIÇA. Nada melhor do que fazer valer o prazer de viver. Assim, a atmosfera da alegria pode perpassar  o desejo de conhecer Deus. Isto é o que interessa para o discípulo e para Deus.

 

            Jesus não tem meias palavras. Fala francamente para seus homens corajosos e valentes. Não faz rodeio para aliviar a dura realidade. Afirmou em bom tom para todos ouvirem: eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Jesus sabe que a tarefa é árdua e precisa de perspicácia para lograr êxito no exercício da pregação. Os homens são lobos que devoram o que estiver na direção de sua boca. Eles podem calar o evangelizador. Este passa a ser estranho na sociedade. São chamados de "doentes", "subversivos", "revolucionários", "comunistas" ou qualquer nome que possa denegrir a sua imagem. Neste momento é preciso ter cautela. Conhecer bem o terreno. Saber infiltrar com sabedoria nesta sociedade perversa e disseminar o "vento do Espírito Santo". Umedecer os corações raivosos. Fazer sentir o toque do dedo de Deus através da palavra. Assim, a missão começa a fazer efeito para a construção do Novo Reino.

 

            Não pode ter medo de falar a verdade. Sabe que pode pagar caro por querer aliviar as dores do povo. Temos muitos exemplos de pessoas recentemente que tombaram por denunciar as mazelas da sociedade corrupta. São sindicalistas no Norte do Brasil que levaram corajosamente a sério o principio da justiça, não tiveram medo, enfrentaram a organização perversa dos madeireiros, e TOMBARAM. O sangue derramado no solo que sustenta milhões de famintos pelo país afora se mistura com o descaso e com o desleixo da justiça morosa e cega.  Olha que Jesus disse, e serve para nós hoje: Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão. Na verdade matarão mesmo. Não quer ver seu projeto questionado. Não aceitam que algumas pessoas falem a verdade. Volto a afirmar: NÃO TENHAM MEDO DE FALAR A VERDADE OU ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Sedes corajosos. Jamais acovardar somente para atender os privilégios de minoria.

 

            Mesmo correndo o risco de ser subjugado, apega-se nas palavras de Jesus:  não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. Deus estará sempre perto daqueles que está a serviço do bem. Se perceber que não terá coragem de expressar o que gostaria, deixe o Espírito do Vosso Pai agir em você. Verás o quanto valeu a pena. A glória de Deus prende o mensageiro da Palavra naquilo que é correto, e o mundo pode libertar da espoliação de poucos.

 

            Portanto, a garantia deixada por Jesus é a salvação. Mesmo enfrentando os tribunais, o poder constituído, mas não desanimando, a morada com o Pai é certa. Nas tribulações do cotidiano pelas disputas entre pais e filhos, filhos contra os pais e mortes, a figura do corajoso anunciador da Palavra é imprescindível. Faz se necessário deixar o Espírito Santo agir para libertar o mundo. Que sejamos anunciadores do Reino de Justiça. Amém. 

--
Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário