BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de jul. de 2011

Na Contra mão da Pós Modernidade... - Dac. José da Cruz

05 de Agosto

 

Evangelho Mateus 16, 24-28

 

                                           

Usando do nosso imaginário, se Jesus se encarnasse hoje no mundo da pós-modernidade, e viesse com uma proposta dessas, iria perder longe para muitas Igrejas

-que optaram pela tal Teologia da Prosperidade. Fazemos parte de uma sociedade que tem outros princípios  e motivações religiosas.

 

Gozar a Vida da maneira mais prazerosa possível, evitar ao máximo qualquer tipo de sofrimento ou dissabor, velejar sempre com o vento favorável e pensar antes de tudo em nós mesmos, nosso conforto, nossa comodidade, nosso lugar, nosso prestígio, nosso poder, nosso sucesso, nosso marketing, nossa carreira, e esta lista egocêntrica é interminável.

Nesse jeito de viver o sofrimento não tem sentido, a cruz é loucura, a humilhação e o aniquilamento são inimagináveis porque o lema é "Viver e gozar a Vida".

O convite vem em uma proposta que bate de frente com essa forma de pensar e viver

"Se alguém quiser vir comigo..." Logo de início fica muito claro que a vida cristã é uma resposta a essa proposta, que ninguém se sinta obrigado a nada, quem sentir no coração o desejo de seguir Jesus, tem que saber das condições que Ele coloca, mas a adesão ao projeto de Deus, deve partir de uma total liberdade.

"Tome a sua cruz e siga-me..." Aceitar e carregar a cruz, seguir a Jesus é pensar diferente do que o sistema nos coloca, é ter a ousadia de caminhar na direção oposta a que caminha o mundo, adotando outros princípios de vida que têm como base a Justiça, a igualdade, o amor partilhado no serviço gratuito, e só o fato de pensar diferente e caminhar um caminho diferente, poderá trazer grandes dissabores, as cruzes que se apresentam são muitas, e que requerem paciência e perseverança.

Esse antagonismo entre Salvação e Perdição também é fácil de ser compreendido. Seguindo por outros caminhos que não sejam os propostos por Cristo, o homem pensará que está tendo um ganho, quando na verdade está perdendo, porque coloca o sentido da sua vida naquilo que não tem sentido... Viver, gozar a vida, mas um dia tudo acaba, tudo termina.  E daí, de que valeu todo o prazer que se encontrou? Salvar-se significa ter esta visão de algo muito melhor, que ainda não chegou, mas que estamos ajudando a construir. O Cristão deixa de ganhar algo menos valioso, porque crê e vive uma Vida Nova, seguindo assim os mesmos passos de Jesus. E uma última exortação, ser Cristão não é menosprezar a Vida Humana e todas as suas implicações, ao contrário, é saber dar a cada coisa o seu valor, ter os pés bem fincados no chão da nossa história, porém, com os olhos fitos no Senhor, vislumbrando um novo horizonte, e que só é possível na Virtude da Fé...Naquele que abriu-nos esse novo horizonte ao dar-nos a própria vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário