BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de jul. de 2011

João Batista morreu porque denunciou- Sal

Dia 29 de agosto        

 

João Baptista era filho do sacerdote  Zacarias e sua esposa Izabel, foi o último profeta   precursor do prometido Messias, o Filho de Deus feito homem. Ele era o batista porque batizava. E batizou muitos judeus, incluindo o próprio Jesus, no Rio Jordão. Foi ele quem  introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

João anunciava o Messias e avisava que todos deveriam endireitar os seus caminhos, as suas vidas,  pois o "Reino dos Céus" estava próximo. E conclamava o povo à conversão o que  se iniciava pelo batismo.

O Evangelho de hoje nos lembra a morte de João Batista, a voz que clama no deserto, e que foi aprisionado na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas, e foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte. João foi acusado de estar insuflando o povo para uma revolução. Mais na verdade, como sabemos, o motivo da sua prisão foi outro.  

 Herodias, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.

João Batista, o último dos profetas, deu a sua vida pela defesa da  justiça, por denunciar a imoralidade, por não se calar diante do pecado por abuso de poder realizado por Herodes.

Nós também podemos ser ignorados pelos nossos vizinhos, criticados, odiados, e talvez até condenados por aqueles que usam mal a própria  liberdade e são injustos: por não respeitar os direitos do demais, por prejudicar os outros, até causando-lhes prejuízos. Portanto, poderemos hoje mesmo ser enquadrado como "o cara chato do pedaço",  simplesmente  pelo fato de não nos calarmos diante dos  abusos de alguns, das suas injustiças, das coisas erradas que fazem e que prejudica os demais.

Mais é assim mesmo que funciona. Jesus disse que se deixássemos mulher e filhos para evangelizar, teríamos cem vezes mais nesta vida e ainda a vida eterna, com direito à perseguições.  E isso acontece, porque ninguém admite seus erros, ninguém se considera errado, ninguém gosta de quem aponta os seus defeitos. Herodes não gostou da denúncia feita por João, a respeito da sua conduta moral. Assim como não se julgava errado, pelo contrário, achou que o errado era o profeta João.

Do mesmo modo, lá na sua empresa, no seu condomínio, você será considerado o errado por reclamar dos que deixam a porta aberta, a escada fora de lugar, as luzes acesas de dia, por fazerem barulho fora de hora e outras coisas mais. E toda esta aversão dos injustos até acaba por momentos, quase que nos convencendo de que estamos sendo mesmo um chatão. Mais nunca devemos nos acovardar. Vamos continuar a denunciar as coisas erradas seja lá onde for. Sejamos como João Batista!  Sejamos profetas, sejamos imitadores de Cristo! Coragem!

Sal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário