BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jul. de 2011

Jesus faz um discurso apostólico - Denis Francisco

SEXTA-FEIRA - 8 de Julho

Evangelho - Mt 10,16-23

 A palavra

 Mateus apresenta uma espécie de breviário do missionário. Aqui, Jesus faz um discurso apostólico para os seus discípulos, alertando-os e preparando-os para a missão.

É bom ler todo o capítulo 10, porque apresenta a concretude da missão dos discípulos. Já no início, justamente nos versículos 2 a 5, Mateus apresenta uma lista dos nomes deles. Depois, Jesus os envia para a missão.

No Evangelho de hoje, Mateus realça, constantemente, a perseguição que os discípulos irão encontrar durante a missão, por isso que Jesus os envia como ovelhas no meio de lobos: "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos". Eles são as ovelhas e as autoridades do Império Romano são os lobos.

Sem entrar em muito detalhe, podemos perceber, a partir do versículo 17 a 19, a conseqüência do pregar o Evangelho e do testemunhar Jesus como filho de Deus, às nações gentis.

O versículo 20 trata da ação do Espírito Santo na vida missionária dos missionários, justificando que eles não estão sozinhos, mas com a força de Deus: "Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós."

Os versículos 21 a 22, aparentemente, podem ser confusos, porém não são: "O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo". Jesus quer referir que uma pessoa, dentro de uma família, pode aceitar a proposta salvífica dada pelos discípulos, e de tal modo, àqueles que não aceitaram a proposta entregarão ao tribunal da morte, seus próprios parentes. Evidentemente, o que Jesus previu ocorreu, justamente, na perseguição dos primeiros cristãos pelo Império Romano e autoridades eclesiais judaicas.

 

Oração da vida

 

Era uma vez um homem que andava procurando a terra dos justos. Lá deveria existir homens diferentes. Lá não deveria haver corrupção, imoralidade, opressão dos pequenos, nem marginalização de espécie alguma. E porque todos se ajudam, miséria e fome não teria vez naquele país.

Saiu à procura dessa terra abençoada. Sentiu fome e frio. Enfrentou ontrariedades e desilusões. Perguntou a muita gente se conheciam esse país maravilhoso. Alguns riam dele, outros meneavam a cabeça, e todos o chamavam de louco e visionário.

Uma tarde, já esgotado de forças e consumido pela fome, avistou um grupo de pessoas rezando e lendo um grande livro. Aproximou-se e perguntou: vocês já ouviram falar de um país onde reina a justiça e a fraternidade? Eles responderam: Sim, podemos até ajudá-lo a encontrar esse reino. Nossa pista é esse livro. Nele encontra-se a seguinte passagem: "O Reino de Deus está no meio de vós". Cabe a nós encontrá-lo. Como a mina de ouro debaixo de nossos pés, bastamos que cavemos o chão para encontrá-lo. Fique com a gente. Juntos formaremos esse reino, esse país encantado onde todos se ajudam e são irmãos.

Que essa história nos ajuda a perceber nossa missão aqui na terra. Se desejamos que o Reino aconteça, no entanto, o que falta é a nossa iniciativa. A Sagrada Escritura é o mapa para a sua construção e nós somos os operários. Maria, mãe amável e admirável, mãe da pedra fundamental, ajude-nos em nossa missão de cristãos. Amém.

 

Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira   (denisfcssr@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário