BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jul. de 2011

“Felizes aqueles que enxergam o Reino de Deus!” – Claudinei M. Oliveira

       

 

Terça - feira, 26 de julho de 2011.

Evangelho – Mt 13,16-17

 

            Felizes são aqueles que acreditam nos ensinamentos de Jesus e praticam com sabedoria! Infelizes são aqueles que partem para a injustiça e não acreditam na força de nosso Deus. Acreditar nas palavras  de Jesus é comungar o novo jeito de ser Igreja e uma nova maneira de realizar as tarefas para a construção do Reino. Todos são chamados, mas as  ilusões da vida terrena não permitem enxergar as belezas e os encantos do novo mundo.

            Jesus volta-se para os discípulos e afirma "Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem". Ainda hoje nosso Deus  olha para o seu povo  e afirma: "felizes sois vós que reconhecem o poder da salvação e praticam o bem". Assim. Ao olhar para a Natureza humana envolvida na exploração e na corrupção não anima muito nosso Pai. São poucas as pessoas que se voltam para o projeto de vida e suscitam o desejo de conhecer nosso Criador com voracidade.

 

Assim, os olhos dos descrentes são incapazes de enxergar o dom da vida, o dom do amor e o dom da caridade entre os irmãos. Os olhos são capazes de enxergar a maldade, a violência e o desprazer entre os convivas, isto é, a maldade perfaz a essência do homem moderno para violentar o outro sem temor. As glórias das conquistas são bem vindas com sangue, sangue este que vai lavando o chão onde o povo de Deus pisa para tentar sobreviver. Logo a opressão é bem vista e amada por aqueles que não quer enxergar o Grande Reino.

 

            Contudo, Jesus ao conversar com os discípulos está falando dos pobres. Sim, do homem pobre, de coração puro, sem maldade. Os pobres são pessoas que labutam o dia inteiro para pagar o que consumiu no dia anterior. São objetos de trabalho de uma minoria. São usados para executar serviços em troca de uma miséria. Vivem jogados nas favelas  das cidades e são negados os serviços essenciais como saúde, educação, segurança, habitação e alimentação. Ou seja, os pobres vivem do resto das mesas de alguns.

 

Talvez você esteja pensando que este  pensamento acima é um pensamento radical. Na verdade basta olhar com os olhos dos pobres para enxergar a realidade descrita. Se olhar a partir do comodismo e da arrogância preconceituosa, jamais enxergará o massacre dos pobres.  Entretanto, foi neste contexto que Jesus disse aos discípulos que muitos querem enxergar o Reino, mas não são capazes de ver. Até afirmam que trabalham para o Reino, mas a prática cotidiana demonstra outra situação.  São cegos. E Jesus continua:  "muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram". Portanto, para ver o Reino acontecer na vida pessoal, há necessidade de mudar muitas atitudes indesejadas.

 

Por isso, nas pregações de Jesus notamos sempre o apreço pelos pobres porque somente eles são capazes de compreender o projeto de Deus que se realiza através da palavra e  da ação de Jesus. Mas para o homem que ainda não encontrou o encanto do Novo Reino fica a esperança e o convite para mudar de vida e correr para o abraço do Pai. Que assim Seja, amém!


--

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário