BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de jul. de 2011

A Fé das águas mansas... Dac. José da Cruz

01 de Agosto

 

Evangelho Mateus 14, 22-36

 

  

Depois da sensacional multiplicação dos Paes, os discípulos não tiveram mais dúvidas, com Jesus nada lhes faltaria ou aconteceria de errado, o negócio era "grudar" nele e não largar mais. Mas não era só os discípulos que pensavam assim, um dia surgiu um Escriba todo cheio de entusiasmo que foi logo dizendo "olha Mestre, aonde tu fores eu te seguirei...."

Quanta gente nos dias de hoje ainda vê Jesus assim, como um poderoso Guru, que inspira confiança total, proteção e segurança. Mas Jesus logo cortou o barato dos discípulos e obrigou-os a entrar no barco e fazerem a travessia sem a sua presença.

A vida em comunidade é assim uma espécie de travessia por nossa conta e risco, como é duro comprometer-se a fazer certas tarefas e enfrentar certos desafios pastorais no seio da Igreja... Ah e quando começa a ventania das intrigas, os vendavais das divisões, as ondas das contrariedades que vem de fora da Pós Modernidade e parece que vão arrebentar o frágil barquinho da nossa Igreja. Pressão contra a doutrina, os dogmas, as verdades Divinas, o ensinamento do evangelho, pressão terrível contra a Ética e a Moral cristã, acusações terríveis, tentativa de desmoralizar nossos pastores e de repente....

Longe do barco, no lugar menos improvável que é sobre as águas, bem em cima das Forças do Mal, Jesus caminha.

Não há nessa passagem um desafio a Lei natural, que ninguém tente repetir esse milagre, principalmente se não souber nadar, que na certa vai dar muito trabalho aos bombeiros. Caminhando sobre as águas Jesus tem sob os pés o abismo do Fundo do mar, onde os antigos acreditavam que estavam os Poderes do Mal, uma serpente medonha que chamavam Leviantã, Imponente, majestoso, firme, Jesus pisa em cima do império do mal e daí Pedro também quer fazer o mesmo.

Nossas comunidades podem também fazer o mesmo, dominar as forças do mal que a atacam de todos os lados, e isso é possível, se olharmos para Jesus, como o apóstolo Pedro. Jesus é  maior e mais poderoso do que qualquer mal. Enquanto Pedro acredita nisso, consegue caminhar sobre as águas, mas de repente achou que o vento era forte demais, quem já não pensou que fosse sucumbir diante do mal que avassalou sua Família e até sua comunidade?

É aí que entra a questão da Fé, quando acreditamos, estamos em comunhão com Cristo e unidos a Ele, ainda que não o vejamos, sabemos que caminha conosco, então encontramos em nós mesmos uma força descomunal capaz de superar qualquer obstáculo, porém, quando prestamos mais atenção na Força do Mal, sucumbimos como Pedro e clamamos pelo Senhor que de maneira sempre misericórdia nos estende a mão.

Cristão, não fica navegando em águas mansas, procurando uma comunidade ideal, um grupo onde tudo seja paz e alegria, e uma tranqüilidade sem fim, o Senhor nos quer lá nas profundezas do mar bravio e desafiador, de frente ao inimigo, ele vai conosco, ele está no comando, não tenhamos medo.....Somente assim é que faremos a travessia

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário