BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de jul. de 2011

Fazer o bem gratuitamente - Sal

5 de Setembro

 Evangelho - Lc 6,6-11

             Por várias vezes, Jesus fez questão de curar no dia de sábado em sinal de protesto para com a lei do descanso sabático, criada pelos doutores da Lei, assim como outras tantas leis que eles acrescentaram à Lei de Moisés, com o objetivo único de ganhar dinheiro. Como exemplo disso, podemos citar as leis que regulavam a prática dos sacrifícios no Templo. Os produtos usados nas cerimônias, eram provenientes das fazendas dos sumos sacerdotes.

            Desta forma, a lei do descanso do sábado não era para agradar a Deus, mas sim, para encher os bolsos dos líderes religiosos.  Isto, porque era praticamente impossível, para muitos, obedecer à risca a tal lei, pois sempre surgia no dia de sábado, uma ou outra emergência, que obrigava as pessoas a fazer alguma atividade, acabando por infringir o regulamento. E os fariseus que  viviam observando o cumprimento rigoroso do preceito que consideravam legal, multavam as pessoas que o desrespeitasse.

            Jesus irritado com essa injustiça, disse na sinagoga diante de todos, e dos fariseus que o observavam: "O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal?" ...   em seguida, Ele faz o bem àquele pobre homem que tinha um defeito físico em uma de suas mãos.

            Nos dias de hoje, em nossa sociedade há pessoas que fazem o bem, o pessoas que fazem o mal, na luta pela sobrevivência.

            Assim, o maior número de pessoas, os comerciante, fazem o "bem", agradam os seus clientes, com o objetivo de obter uma resposta positiva, com objetivo de um retorno, ou seja, o lucro  da venda dos seus produtos. O sorriso da vendedora, a atenção especial do gerente, tudo isso são boas maneiras, para agradar-nos ao entrarmos em suas lojas, assim seremos conduzidos ou seduzidos a comprar.  Da mesma forma, o candidato que aperta a mão do trabalhador, ou que dá um boné de presente aos eleitores, está na verdade presenteando a si próprio. Pois está visando um retorno, está visando a sua vitória na eleição. Também existem muitos de nós, que só faz o bem aos outros visando uma recompensa imediata ou futura.

            Outros fazem o mal para conseguir seus objetivos. Usam da maldade, ou mesmo da violência para conseguirem o que querem ou o que precisam.

            E, finalmente o terceiro grupo de pessoas os cristãos, fazem o bem de forma desinteressada, sem esperança de retorno. Fazem o bem sem olhar a quem, como diz o ditado. Esses são os imitadores de Jesus Cristo.  Seu único objetivo é a recompensa na outra vida.  

            Espero que o caro leitor ou a prezada leitora pertença ao terceiro grupo de pessoas, que faz o bem ao irmão por sentir compaixão do seu sofrimento, por seguir os ensinamentos de Jesus, e confiar nas suas promessas.

Sal.

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário