BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de jul. de 2011

Falando a linguagem do povão... - Diac. José da Cruz

21 de Julho

 

Evangelho Mateus 13, 10-17

 

                                     

Os discípulos percebem que o Mestre gosta de contar parábolas para o povo mais simples, mas quando é com eles a conversa muda de figura. Jesus, o evangelizador por excelência tem essa pedagogia fascinante que consegue atrair as pessoas, porque faz comparações com coisas do quotidiano em relação ao Reino de Deus, e daí a compreensão fica bem mais fácil.

Entrar na Vida das pessoas para fazer o anúncio, é respeitar o jeito de pensar delas, seu nível cultural, seu jeito de viver, isso se chama Inculturação, algo que muitas vezes falta aos nossos pregadores e evangelizadores missionários. Jesus fala a cada um no modo que ele consiga compreender, se está na cidade vai falar de mercador de jóias, se está á beira mar vai falar de barco e de peixes, se está no campo vai falar da semente e assim por diante.

Mas para os discípulos que são íntimos, e com  quem convive, ele fala as claras e vai proclamá-los benditos porque, não só ouvem mas vêem...

A vida do homem tocado pela Graça de Deus, pelo dom da Fé que provém da Palavra. Muda completamente porque ele vê com outros olhos. Podemos dizer o mesmo das nossas comunidades cristãs que semanalmente se reúnem para ouvir a Santa Palavra de Deus, receberem a Ceia Eucarística. Quanta Graça e Beleza nessa vida de comunhão com Jesus, quanto privilégio estar na Vida Dele e Ele na nossa.

Por outro lado, aumenta também a nossa responsabilidade, esse Jesus Cristo, Nosso Deus e Senhor, que vamos louvando pela Vida, não é algo particular nosso e muito menos da comunidade, mas somos anunciadores, as testemunhas, os Porta Vozes colocados como instrumentos, para que outros façam também essa experiência de conhecer o Senhor....Mas sempre usando a linguagem da simplicidade, exatamente como Jesus fazia....O ensinamento do Senhor é simples, nós é que as vezes complicamos demais, dificultando a compreensão dos irmãos e irmãs mais simples..

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário