BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de jul. de 2011

“ESCUTAI E COMPREENDEI”. - Olívia Coutinho


 

02 de Agosto de 2011

 

Evangelho Mt 15,1-2.10-14

 

 Estamos iniciando o mês vocacional, tempo propício para  refletirmos sobre  a importância da nossa vocação!

A primeira vocação é para a vida! E a resposta ao chamado a vida, é um compromisso sagrado para quem a considera um dom de Deus, confiado aos cuidados humanos!

Fomos criados por amor e para o amor! Plantados por Deus aqui na terra, para produzir frutos de bondade, de justiça e de solidariedade!

Não faz sentido vivermos só de aparências, mostrando o que na verdade não somos!

O nosso amor a Deus deve ser concreto, transparente, não se ama só de aparências! Enganar as pessoas pode até ser fácil, mas a Deus, ninguém engana! Ele nos conhece por dentro, vê as intenções que trazemos em nossos corações! 

Num coração humano que busca o divino, não pode haver espaço para o que é impuro!

São as impurezas do mundo, que muitas vezes nós aceitamos, é que nos torna cegos e nos distancia do amor de Deus!

Deus nos convoca a fazer algo neste mundo! Ele nos chama dentro da nossa realidade, não nos pede nada que foge ao nosso alcance! Por isto, devemos estar sempre com o nosso coração limpo, disponível para acolher este chamado e na transparência do seu amor, chegaremos aos corações daqueles que ainda não fizeram a experiência de uma vida voltada para os verdadeiros valores!

No evangelho de hoje, os fariseus e mestres da lei, questionaram Jesus o porquê que os seus discípulos não lavavam as mãos antes das refeições. Não era uma preocupação com a questão higiênica e sim, com o não cumprimento das tradições antigas, que na verdade, não edificava vidas! A intenção deles era descobrir se na formação dada por Jesus a seus discípulos, Ele os incitava a não observância da Lei.  

Fechados numa  mentalidade arcaica, egoística, os fariseus  eram incapazes de cultivar o amor, a misericórdia em  seus corações!

Jesus é muito claro ao dizer: "Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro".

É o mal que sai do coração que provoca desordem, e prejudica a vida do homem!

Quem aproximava de Jesus com o intuito de desmascará-lo, acabava sendo desmascarado por Ele! Pois Jesus usava uma linguagem simples, a linguagem do amor, que desarmava qualquer adversário.

Jesus hoje nos alerta para não ficarmos presos em tradições antigos, insignificantes diante da grandeza dos valores que geram vida!

A lei maior que deve reger o nosso coração é a lei do amor!

Temos que ter o cuidado para não tornarmos causa de tristeza para Jesus!

Quantas vezes, dizemos nas nossas orações que O amamos, que queremos segui-Lo, mas na prática, estamos distante Dele!  Ao invés de estarmos  buscando um entendimento melhor dos seus  ensinamentos, estamos criticando, procurando falhas nas atitudes dos outros! Isso é sinal de que ainda não crescemos na fé, que não entendemos  a mensagem de Jesus!

Muitas vezes condenamos as atitudes dos fariseus, mas será que não estamos tendo atitudes semelhantes as deles?

Precisamos retirar a trave dos nossos olhos, para reconhecer as nossas imperfeições e procurar corrigi-las!

 

São felizes os puros de coração, porque deles, é que brotam os frutos de bondade  tão desejados por Deus!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário