BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de jul. de 2011

Dois mandamentos

19 d agosto –

            Enquanto os fariseus acrescentaram aos dez mandamentos uma grande quantidade   de proibições, Jesus resumiu sabiamente os dez mandamentos em apenas dois, e estes dois significam uma única coisa, o amor: a Deus e ao irmão. E isto se explica pelo fato de que se eu amo a Deus e ao irmão, eu vou me aproximar de Deus, lendo os seus ensinamentos, rezando, comungando, freqüentando a Igreja, etc; Do mesmo modo, eu não mato, não discrimino, não persigo, não falo mal, pelo contrário, eu vou desejar para o meu irmão o mesmo que eu desejo para mim, tratando-o do mesmo jeito que eu gostaria que ele me tratasse. Muito simplificado, para que todos entendam.

            Em outras palavras, eu vou fazer a vontade do Pai, vou ser honesto, trabalhador e justo por amor, e não por obrigação.  Quem age por obrigação, pode ser um daqueles que crê num Deus que castiga, e numa Igreja que pune. Já falamos aqui, que Deus não nos castiga, mas sim nós é que usamos mal a nossa liberdade, e em decorrência disso, sofremos as conseqüências, as quais denominamos de castigo de Deus. Veja o texto do Padre Zezinho sobre a punição. Sal.

 

Deus não nos castiga


Os clubes punem, o Estado pune, o partido pune, as famílias punem e até os amigos punem. Chega um momento em que não é possível permitir mais aquele comportamento. Nenhum indivíduo tem o direito de, no seu egoísmo, prejudicar toda a comunidade. Paulo puniu um rapaz que vivia com a madrasta.

Os que questionam quando a Igreja castiga, alegam que ela é mãe. Respondemos que, por isso mesmo a Igreja tem o direito de exigir e nem por isso é má. As mães punem a criança que pôs a mão num fio elétrico, para que ela nunca mais faça isso. Nem por isso são más. Os clubes exigem de seus membros comportamento que não prejudique os demais.

Existe uma pedagogia na punição. Não punir pode ser clemência perigosa. Punir demais pode ser vingança. Em todas as Igrejas há uma pedagogia da punição adequada. Na verdade, a penitência proposta por todas elas é uma forma de reparação por algum desvio de conduta. É o que faz o time deixar o jogador no banco ou o tribunal suspendê-lo por seis meses porque feriu o companheiro.

A religião que pregasse que Deus é cruel e castiga, estaria deturpando a idéia de sua existência. Mas estaria também, deturpando essa idéia, se dissesse que Deus deixa passar tudo e que Ele não está nem um pouco preocupado com nossas injustiças. É só abrir a Bíblia para perceber que a noção do Deus que pune foi evoluindo para a noção do Deus que educa. A noção de um Deus inacessível, terrível e castigador foi evoluindo para o Deus que faz - shekinah - monta sua tenda entre nós, orienta, educa e converte, mas não deixa de exigir.

Portanto, a crença dos cristãos é a de um Deus misericordioso, mas exigente, paterno e capaz de cobrar coerência dos filhos. Esse Deus que mais ama, que mais apóia do que castiga é o nosso Deus. Ele não nos empurra para o céu. Chama-nos de lá onde o encontraremos com clara visão e sem véu. Mas temos que ir com nosso esforço. Faz como os pais que ensinam o filho a andar chamando-o ao invés de empurrá-lo.

A religião que dissesse que não existe nenhum castigo, estaria deturpando o sentido fundamental de toda e qualquer religião. O prêmio, o incentivo, a motivação são fundamentais para uma pregação religiosa. Mas, o castigo a punição e a penitência também são fundamentais.

Toda a religião que se preze, precisa ensinar a perdoar e a ser perdoado, a punir sem exagero, mas também, a não deixar as coisas seguirem seu curso, pura e simplesmente como qualquer riacho selvagem. Engenheiro consciente represa o rio. Quem quiser luz e irrigação provavelmente vai aprender a disciplinar o rio. As Igrejas devem disciplinar os seus fiéis e canalizar as suas energias para o bem. E é por isso que o castigo pode fazer parte desse processo, sem excesso, mas também, sem liberdade demais. Somos como atletas num time. Não temos o direito de prejudicar os outros, nem de jogar do jeito que gostamos.

A moral incentiva a liberdade, mas faz exigências. Ninguém é livre para fazer o que bem entende. Se fizer isso, terá rompido com o próprio Deus. Foi Ele quem disse "Eis que te ponho diante da vida e diante da morte, se queres viver escolhe a vida".

padre Zezinho, scj

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário