BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jul. de 2011

Convidados esnobes... - Jose da Cruz

18 de Agosto

Evangelho Mateus 22, 1-14

                                              

Quem é que não sente mágoa ou raiva, quando faz um convite formal a alguém para vir participar de alguma Festa Familiar, e o convidado o esnoba, dando desculpas esfarrapadas?

Deus tinha uma predileção toda especial pelo Povo Judeu ou Israelita, olha que no Tempo das promessas, contido nas narrativas e reflexões do Antigo Testamento, dá até uma certa inveja deles, Raça Escolhida – Nação Santa – Povo das Promessas -  Deus dava a esse povo um tratamento diferenciado, não me venham dizer que não. Não descuidava deles um só momento, e dava até dó da Nação que fizesse algo contra aquele Povo, Deus se condoía por eles, isso é belíssimo, um Deus apaixonado por um Povo.

Em Jesus Deus mostrou o rosto amoroso e repleto de misericórdia, na Teologia dos Profetas, Jesus era o Noivo Querido da Aliança feita com seu povo, agora não tinha mais erro, a história iria acabar em casamento pois acabou-se o tempo da promessa, e ia começar a Lua de Mel daquele Povo, na Nova Aliança que seria selada em Jesus Cristo, mas por incrível que pareça, Israel esnobou o convite de Deus para viver a comunhão com Ele no seu Filho Jesus. Nesta parábola Mateus fala da Universalidade do Reino, lembrando que o Israelita era o primeiro da lista de convidados, mas dando desculpas, uma mais esfarrapada que a outra, rejeitaram e desprezaram o convite de Deus.  Pensaram que Deus iria cancelar a Festa que estava preparada, mas se enganaram, daí que a Festa ficou melhor, pois os esfarrapados, mendigos, marginalizados e excluídos pelo Sistema Religioso, nem acreditaram quando receberam o convite, já viram pobre esnobar convite de Rico, para uma Festona onde vai rolar comes e bebes a vontade? Pois é, e a alegria dos pobres contagiou o Reino e deu um novo colorido a Festa que Deus havia preparado. Mas é claro que a vida de alguém que agora faz parte do Reino de Deus, não pode ficar só no "oba-oba", é preciso comprometer-se e vestir a roupa especial que é Jesus Cristo, é necessário revestir-se do Homem Novo, e quem não vestir a camisa, vai ser convidado a sair pela porta do fundo.

Essa parábola mexe com todos nós cristãos desse Milênio, para que não nos acomodemos na segurança de uma Religião, escondendo-nos na Igreja e nos compromissos de comunidade, esquecendo que o mais importante é partir para o confronto com nosso testemunho em meio a uma sociedade que há muito tempo vem esnobando o convite de Deus, a buscar e viver a Vida Nova que Jesus nos trouxe....

Nenhum comentário:

Postar um comentário