BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de jul. de 2011

Betsaida e Corazim - Nancy

 

12 DE JULHO: 3ª feira

Evangelho - Mt 11,20-24

"No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós" – Nancy

            Neste evangelho de hoje vemos Jesus dirigindo-se ao povo de Corazim e de Betsaida que, presenciando inúmeros milagres e prodígios do Mestre, ainda, mesmo assim, desacreditaram da proposta do Reino de Deus. Aquele povo não se convertera nem mesmo pelas obras de Jesus.

            Esse alerta de Jesus a esse povo descrente, parco de fé, é narrado pelo evangelista Mateus, abordando o dia do juízo final, dizendo: "(...) no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!" E olha que Sodoma era uma cidade promíscua, pecaminosa.

            Como poderia aquele povo titubear na crença, vacilar na fé em Jesus sendo pessoas que haviam vivenciado tantas e tantas obras do Messias? O que levava aquele povo a duvidar do que viram, ouviram, sentiram com e ao lado de Jesus? Seria o medo das autoridades tornando-as reféns? Seria a opressão, a marginalização, a exclusão? Que outros fatores poderiam levar o povo à descrença das palavras e realizações de Jesus?

            Séculos e séculos se passaram. Jesus foi condenado, martirizado, crucificado, morto e sepultado. Morreu por nós! No entanto, ressuscitou em sua glória, para nos redimir dos pecados, para nos salvar. 

            E nós, somos diferentes daquele povo ingrato que crucificou Jesus? Ou em alguns momentos da nossa caminhada também nos assemelhamos a eles, descrendo das palavras do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, procurando caminhos alternativos que nos levem aos prazeres efêmeros: glória, luxúria, poder, status social, glamour, fama... 

              Confessemos! Não eram somente os doutores da lei e os sábios que, priorizando o aspecto humano racional, se amparavam na ciência para acreditar. Ou mesmo os fariseus que, em observância às leis, se julgavam cumpridores fiéis da palavra de Deus e, portanto, eram superiores aos demais, e seriam salvos.

            Jesus, no entanto, nos acolhe e nos perdoa sempre.  Conhece-nos e reconhece-nos como seres frágeis, pecadores, propensos às coisas mundanas e, muitas vezes, fechados à mensagem cristã. Mas sempre é tempo de conversão, de retomada do caminho. E Jesus nos espera, não esperemos o dia do juízo final.

            Oremos a Deus, pedindo o dom da sabedoria, para que sejamos similares àquelas pessoas humildes e pequenas, que souberam entender as palavras do seu filho – Jesus, entendendo e aceitando assim a sua mensagem de amor para a construção do Reino de Deus.

            Pois "No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós"

            Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

            Abraços fraternos.

            Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário