BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

6 de jun. de 2011

A unidade dos cristãos- Olívia

UNIDADE NA COMUNHÃO DE AMOR! - Olívia Coutinho

 

09 de junho de 2011

 

Evangelho Jo 17,20-26

 

Estamos vivendo a semana da Unidade! É na unidade, que estamos nos preparando para a grande festa de Pentecostes!

A vinda do Espírito Santo, é um acontecimento de salvação!

É o cume do mistério Pascal, da morte e ressurreição de Cristo!

É a festa que dá coroamento a Páscoa!

Com Pentecostes, encerra-se o tempo Pascal, mas este acontecimento não é final, é o começo do nosso peregrinar!

Os atos dos Apóstolos começaram com Pentecoste, também os nossos atos, devem começar com a presença, a força e a luz do Espírito Santo!

O Espírito Santo é o sopro de Deus que nos deu a vida! O sopro da Criação!

Somos inspirados, movidos pelo Espírito Santo! É graças a Ele, que  podemos afirmar que toda celebração litúrgica é nova, é única!

A narrativa do evangelho de hoje, continua tocando profundamente  o nosso coração! Jesus continua sua Súplica  ao Pai, por cada um de nós!

Ele manifesta sua confiança naqueles que chamou primeiro, sabia que eles dariam continuidade ao anuncio do Reino e que muitos iriam aderir a sua proposta, por causa deste anuncio! Por isto, Jesus reza assim: "Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra!"

Jesus expressa nesta oração o seu profundo desejo de unidade! E esta unidade, não é somente entre os Apóstolos, mas também entre aqueles que mais tarde iriam acreditar nas suas palavras, que hoje somos nós. É a unidade na comunhão de vida plena entre irmãos!

É importante entendermos que unidade não significa uniformidade, pois unidade admite a diversidade! A diversidade é uma riqueza nas nossas comunidades! Cada um, coloca em comum, o dom que Deus lhe deu, e assim, é construída uma unidade de amor a produzir frutos, o que não seria possível, se houvesse divisões!

A grande preocupação de Jesus, no final de seu ministério foi conscientizar os discípulos sobre a importância de viver na unidade!   É compreensiva essa Sua preocupação, afinal, Ele conhecia bem o coração humano, suas fraquezas e tendências para divisões

 Ao fazer Seu apelo pela unidade, a intenção de Jesus, era levar a humanidade a viver de modo semelhante a comunidade Trinitária: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Este é o modelo de unidade vislumbrado por Jesus: a comunhão trinitária. A unidade na comunhão de amor!

 

Quando as nuvens escuras passar por nossas vidas, insistindo em esconder de nós o sol que nos aquece, não desanimemos, lembremo-nos desta oração que Jesus elevou ao Pai por nós, e na confiança do seu infinito amor, lancemo-nos por inteiros no seu coração!  Coração que é aberto a todos! Coração que não nos deixa desaquecidos!

 

Ó Pai, por Jesus, dai-nos o Espírito Santo!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário