BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jun. de 2011

A Unidade dos Cristãos - Diácono José da Cruz

                              

09 de junho de 11 Evangelho  João 17, 11b – 19.

 

 

                                                

 

Neste evangelho de São João está um versículo que é a Bandeira do Ecumenismo "Para que todos sejam um..." Sem dúvida é essa a expressão mais forte onde, no próprio desejo do Senhor está presente o sonho de uma só Igreja, um só rebanho e um só pastor.

Não se trata de uma utopia, um dia todos seremos um. Mas é claro que isso está difícil de acontecer, o Ecumenismo dá alguns avanços, mas depois se estabiliza, ou o que é pior, até retrocede.

Então não se pode confundir as coisas, Jesus e o Pai são Um, ora, se a Unidade dos Cristãos é um desejo de Jesus, por que é que isso não se realiza e nem se cumpre ?

O evangelho traz em seu bojo este belo sonho da Unidade, não há de se negar, mas é preciso vê-lo na profundidade necessária, senão parece que Deus quer e o Homem não quer, e que prevalece a vontade do Homem.

Trats-se na verdade da Oração chamada Sacerdotal, eu está dentro do Discurso da Consolação ou despedida, como vimos ao longo desta semana que precede a Festa da Ascensão do Senhor, a ser celebrada no Domingo. Poderíamos dizer que aqui Jesus manifesta ao Pai o seu intenso desejo de que os discípulos sejam inseridos na Vida de Comunhão com o Pai, e conseqüentemente com a Trindade Santa. Nos ritos de ordenação sacerdotal, o Reitor é consultado pelo Bispo se o candidato é digno de receber o Ministério e fazer parte do Presbitério. Neste evangelho, Jesus está orando pelos discípulos, mas ao mesmo tempo está os recomendando ao Pai, para que também neles seja manifestada a Glória e a Santidade, como tal aconteceu com Jesus.

A Igreja, formada por homens comuns e fracos, com todos as suas limitações, passa a fazer parte da Comunhão Trinitária, ou seja, Deus entra em nossa Vida e nós entramos na Vida de Deus.

Então, tivemos o privilégio de sermos escolhidos, somos os bons, os melhores de toda a humanidade....Que perigo pensar desta e fechar-se em uma religião particular, como se fosse um Clube de Elite! Ao contrário, a Comunhão com Deus veio pela Palavra de Jesus, e agora a Igreja formada por seus discípulos de ontem e de hoje, têm uma nova Missão : anunciar esta Palavra a todos os homens, para que estes também creiam e se unam a Deus. É este o desejo de Unidade presente no coração de Deus, e que agora em Jesus ele manifesta. O desafio é muito maior do que se pensa, não é só a unidade dos cristãos, mas a Unidade de toda Humanidade em um só Deus, pois não pode haver nenhuma barreira ou divisão, entre Homens e mulheres criados por Deus, e que em Jesus readquiriram sua imagem e semelhança!

 

Diácono José da Cruz

Email cruzsm@uol.com.br

Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim

Arquidiocese de Sorocaba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário