BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de jun. de 2011

Tende coragem! Eu venci o mundo! - Pe. Antônio Queiroz CSsR


Segunda-feira 06/06/2011


Jo 16,29-33


Neste Evangelho, prevendo as tribulações que os discípulos terão por ocasião da sua morte, e da pouca fé deles, Jesus os convida a ter coragem. O sentido que ele dá à palavra coragem é parecido com a esperança.

Deus é o Senhor de tudo. Ele governa o universo e para ele todas as forças do mundo são como uma palha. Quem tem muito poder não tem pressa. A pressa é própria de pessoas que tem pouco poder, por isso são inseguras. Deus tem poder infinito, por isso não tem pressa para agir. Age na hora certa.

A Carta aos Hebreus liga a fé com a esperança: "A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem. Por ela, os antigos receberam um bom testemunho de Deus" (Hb 11,1-2). A esperança é uma virtude que leva a acreditar e a confiar tanto em Deus e nas suas promessas, que sentimos paz, alegria e segurança, mesmo antes das promessas acontecerem.

Deus é maior que os problemas, obstáculos e barreiras que enfrentamos. E ele é fiel. A fidelidade de Deus está expressa no seu próprio nome: Javé, que significa "Deus é". Ele não apenas era no passado, ou será no futuro. É agora, não só para os outros, mas para você. Deus revelou este seu nome justamente quando o seu povo estava escravo no Egito, na maior penúria. Deus falou e cumpriu, libertando o povo através do Mar Vermelho.

"Irmãos, sede alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração" (Rm 12,12).

"Irmãos, eu me glorio das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. E me alegro também nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou fraco então é que sou forte" (2Cor 12,9).

"Irmãos, se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8,32). "Ainda que um exército inteiro se levante contra mim, nada poderá, porque Deus está comigo."

Infelizmente, nós não costumamos dar muito valor à virtude da esperança. Valorizamos a fé e a caridade, pulando a esperança. E é justamente esta virtude que nos leva a vencer o mundo, junto com Cristo.

O Espírito Santo é o dom de Cristo ressuscitado à Igreja, que é o seu corpo. É o Espírito do próprio Jesus em nós. É o "nós" trinitário e a consciência eclesial. É o amor que Deus nos tem, derramado em nossos corações. É a luz e a força de Deus que nos dá o entendimento das virtudes e nos faz irmãos e irmãs. É algo que não se vê nem se toca, mas é tão perceptível a quem tem fé, que quase dá para tocar com a mão.

Havia uma menina de oito aninhos que todos os dias ia e voltada da escola sozinha. Ela estudava no período da tarde. Numa tarde, na hora de voltar para casa, formaram-se nuvens carregadas e o céu se escureceu. Apesar disso ela iniciou sua caminhada para casa. Minutos depois, começou um vento muito forte, com relâmpagos, trovões fortes e raios.

A mãe, preocupada, chamou um táxi e foi atrás da filha, seguindo o caminho que ela sempre fazia. Logo avistou a filha andando, mas alegre e sem nenhum medo. A cada relâmpago, ela parava, olhava para cima e sorria. Depois que entrou no carro, a mãe, tremendo de medo da tempestade, foi logo perguntando: "Filha, você não está com medo? Por que você sorria ao ver os relâmpagos?" A menina respondeu: "Eu sorria porque Deus não parava de tirar fotos de mim".

Quem ama a Deus, confia nele e não tem medo de nada. Pelo contrário, vê em tudo sinais do seu amor.

Maria Santíssima, a esposa do Espírito Santo, é chamada Nossa Senhora da Esperança, porque sempre confiou em Deus e teve coragem, mesmo em meio às maiores dificuldades. Que ela nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário