BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jun. de 2011

“Ninguém poderá tirar a vossa alegria” – Nancy

03/06/2011: 6ª feira


 

Jo 16,20-23ª



      
A narração evangélica de João acerca da manifestação da alegria inerente ao ser humano nos acena para um sentimento amoroso que, muitas vezes, é gerado através da dor. E neste cenário, o parto é a mais forte expressão do amor, quando uma vida vem à luz pelo trabalho árduo da expulsão – obra divina do criador.

 

No momento do parto há sofrimento, há perdas. Perdas necessárias que a criança experimenta ao se deparar com a claridade do mundo. Podemos até afirmar que a criança, na dor da expulsão, lançada para fora do colo uterino, perde aquele aconchego quentinho que tudo prove: abrigo, alimento, calor suficiente...

 

Ao nascer aquele nenê precisa buscar formas de sobrevivência: primeiro respirar por si próprio, chorar aos incômodos da vida, perceber através dos sentidos um outro mundo mais abrangente. A criança perde algumas regalias, experimenta a dor, mas ganha outras regalias. Novas alegrias, digamos!

 

E assim, sucessivamente, nós seres humanos vamos aprendendo a administrar as nossas dores e perdas pelas veredas da vida. Perdemos a infância para adolescer, perdemos a adolescência para entrar na fase adulta, e vamos perdendo um pouco mais para fazer parte da terceira idade. Quantas perdas, quanta dor! E tudo isso para crescer física, intelectual e espiritualmente.

 

A perda faz parte da vida, a dor faz parte da vida. Mas a alegria é imanente, brotando de dentro do coração como uma fonte de água viva chamada Jesus! Nada e nem ninguém nos detém. Nada e nem ninguém pode nos tirar essa alegria verdadeira.     

 

Padre Marcelo faz uma declaração poética à alegria, cantando:

 

(...) Ainda se vier noites traiçoeiras,

Se a cruz pesada for Cristo estará contigo

O mundo pode até fazer você chorar

Mas Deus te quer sorrindo (...) 

 

            Caros irmãos e irmãs: apesar de tudo Deus nos quer sorrindo. Mas como estamos vivenciando a alegria em nossa vida, em nossa família, em nosso trabalho e em nossa comunidade? Que alegria é essa: alegria que o mundo nos da, transitória e passageira? Ou, pelo contrário, é uma alegria que transmite paz e fonte de prazer interior, porque estamos em estado de graça?

 

            Que a Trindade Santíssima nos inspire a suportar as dores do parto para nascermos de novo na alegria do Senhor. Sigamos, pois, confiantes em Jesus que falou: "Ninguém poderá tirar a vossa alegria." Amém!

 

Abraços fraternos.

 

Nancy – professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário