BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de jun. de 2011

De tristeza para alegria - Nancy

02 de Junho: 5ª feira

"A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA"Nancy


Jo 16,16-20


            O evangelho de hoje, como inúmeros outros da Sagrada Escritura, tem muita relação com a nossa vivência e convivência cotidiana. E não nos admira, haja vista que a bíblia faz uma narrativa da vida do povo de Israel – o povo eleito, iluminados pelo Espírito de Deus.

            João neste capítulo 16, nos versículos 16 a 20, nos leva a pensar em quantas e quantas vezes nos sentimos – um dia – tristes, angustiados, preocupados, indecisos sem saber sequer para que lado seguir. E no dia seguinte, parecendo que tudo tomara um novo rumo. Somos uma nova pessoa!

            "A vossa tristeza se transformará em alegria" – disse Jesus aos seus discípulos! Ele continua repetindo essa mesma frase para cada um de nós que estamos peregrinando pelos seus caminhos, refazendo a caminhada do Messias, cada um com a sua cruz.

            Quão verdadeira essa frase é! Ela nos incita a prosseguir, na certeza de que Jesus é o farol de nossas vidas. Com Jesus "Não há provação que dure pra sempre, tudo chega ao seu final, somente Deus é eterno e fiel." Cremos nisso?     

 

            Entreguemos então ao Pai, através do seu filho Jesus, nosso mediador, os nossos problemas, as nossas lutas, os nossos sofrimentos... Acreditemos que Ele nos ajuda a carregar a cruz, e muitas vezes nos toma ao colo para que possamos nos refazer das quedas da vida.

           

            Compreendamos – iluminados pelo Espírito Santo – a profundidade das palavras de Jesus ditas aos discípulos, anunciando antecipadamente a sua partida, através da morte física, e a sua volta na ressurreição, para permanecer conosco eternamente: "Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo." E complementando, ainda: "O que é esse 'pouco'? Não entendemos o que ele quer dizer."  

 

            O que Jesus queria expressar com esse "pouco" nada mais era do que a hora de sua morte na cruz, que se aproximava, e a sua posterior ressurreição que se daria após três dias. Esse pouco para os discípulos, com certeza, era muito!

 

            Por isso Jesus, diante da inquietante discussão dos seus discípulos, se antecipou, respondendo: "Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria."

 

            Pensemos Irmãos e irmãs: também nós quando perdemos alguém que amamos, nos entristecemos, lamentamos, choramos... Mas crendo na ressurreição dos mortos, e fortalecidos pelo Espírito Santo, nos reerguemos e prosseguimos na luta. Com Jesus nossa caminhada é mais suave, com Jesus e em Jesus nossa vida se refaz. Amém!

 

Abraços fraternos, na paz de Cristo.

 

Nancy – professora  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário