BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de jun. de 2011

Como estamos vivendo na margem de cá? - Newton


 

Mateus 8,18-22

Segunda-Feira, 27 de Junho de 2011
13ª Semana Comum

 

Quando Jesus nos convida a passar para a outra margem, nos faz refletir sobre qual é a nossa condição atual. Como estamos vivendo na margem de cá? Isto é: como estamos vivendo o nosso dia a dia, junto a nossa família e comunidade? Será que a vida que estamos vivendo está de acordo com os propósitos de Deus? Como cristãos será que estamos dando verdadeiro testemunho da nossa fé? Como anda o nosso relacionamento como as pessoas com quem convivermos? Estamos colocando em prática o amor a Deus e aos irmãos?

 

Este convite nos leva justamente a refletir a necessidade de mudança. Porque às  vezes estamos numa situação de acomodados, achando que tudo vai bem, quando na realidade estamos vivendo na omissão diante dos problemas que afetam o as pessoas à nossa volta. Corremos o risco de achar tudo natural, principalmente quando passamos horas em frente a uma TV assistindo noticiários sobre crimes, e novelas que distorcem a nossa realidade, criando uma realidade fictícia e muito influenciável.

 

Passar para a outra margem nos dá a entender uma mudança daquilo que nós estamos acostumados a fazer e a viver. Quando Jesus nos chama, deixa bem claro que devemos deixar para traz certas tradições ou costumes mundanos. Seguir a Jesus é romper com as raízes que nos prendem ao mundo e seus costumes nada espirituais.

 

Às vezes passamos a nossa vida esperando um tempo para nos desapegar de nossa vida mesquinha, esperando uma oportunidade para partirmos em busca de um projeto de vida mais ousado, só que este tempo parece nunca vir. E é justamente isto que Jesus quer de nós, mudança. Mudar é partir para um novo projeto de vida. E para isto precisamos ser ousados, não ter medo de mudar de margem. Precisamos tomar uma decisão, não podemos ficar no meio do caminho. Que a nossa decisão seja em primeiro lugar o Reino de Deus, e para isto o caminho é Jesus. Jesus nos chama a viver o evangelho, e, não há como viver o evangelho, se não for anunciado e compartilhado entre todas as pessoas.

 

Seguir a Jesus é procurar em primeiro lugar o Reino de Deus, e é Ele mesmo quem nos diz: "Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo" Lc. 12,31. Não precisamos ter medo da mudança, mesmo que esta mudança exija renuncia, pois quem busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, terá as outras necessidades por acréscimo.

 

A renúncia por Jesus nos leva a recompensa da felicidade eterna, se este seguimento for sincero. A felicidade, está em seguir a Jesus. Seguir a Jesus, é como nos versos da canção do Pe Zezinho: "Amar como Jesus amou, Sonhar como Jesus sonhou, Pensar como Jesus pensou, Viver como Jesus viveu, Sentir como Jesus sentia, Sorrir como Jesus sentia. E ao chegar ao fim do dia, eu sei que dormiria muito mais feliz".

 

Amar é tudo o que Jesus nos pede, só que este Amor ultrapassa os limites do entendimento humano, é o Amor divino, e só quem está na presença de Deus é capaz de sentir. A verdadeira felicidade está em servir a Deus e aos irmãos. Quem segue a Jesus tem segurança porque conhece as suas palavras: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, quem crê em mim mesmo que esteja morto viverá". "Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e encontrareis descanso para as vossas almas".

 

Amem!

Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário