BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de jun. de 2011

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas - Pe. Antônio Queiroz CSsR

Sexta-feira, 10/06/2011

Jo 21,15-19


Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e todos os Evangelhos da semana nos falam da unidade. Neste, Jesus pergunta três vezes a Pedro se o amava. Pedro responde que sim.

A terceira resposta de Pedro não é apenas "sim". Ele fica triste porque percebe que Jesus se refere à traição dele na casa de Anás, que também foi três vezes. Pedro fala com humildade: "Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!" Quer dizer: "Tu me conheces, sabes que sou pecador, mas sabes também que te amo sinceramente". O amor a Deus é o principal requisito para ser líder na Igreja, em qualquer nível, desde o papa até a catequista. A Deus não interessa o nosso passado. Ele perdoa tudo e não se lembra mais. O que ele quer é o nosso amor hoje. Quem sabe, até os nossos pecados, ou melhor, o perdão de Deus, nos ajuda a amá-lo mais. "O amor cobre uma multidão de pecados" (1Pd 4,8).

A frase "apascenta meus cordeiros" é o chamado a Pedro para ser Papa, pois, no rebanho, o cordeiro é tido como o chefe das ovelhas, porque estas seguem o cordeiro. Na comparação de Jesus, as ovelhas somos nós, os cordeiros são os nossos chefes: os coordenadores das Comunidades, os líderes pastorais, os padres e bispos. Jesus mandou Pedro, além de apascentar as ovelhas, apascentar esses chefes, isto é, ser o chefe dos chefes do Povo de deus. Em outras palavras, ser o Papa, o coordenador da Igreja inteira.

Nós obedecemos ao Papa, porque ele é o sucessor de Pedro. E obedecemos ao nosso bispo, ao nosso pároco e ao nosso coordenador ou coordenadora da Comunidade, porque são representantes legítimos da autoridade superior a cada um deles. Na Igreja, a autoridade, que é serviço, é o centro de unidade. Não é porque os nossos chefes são santos que nós lhes obedecemos. Somos todos pecadores, nós e eles, como Pedro também era. A razão da nossa obediência está na missão que receberam de ser representantes de Cristo. Portanto, o respeito que lhes dedicamos é o mesmo que dedicamos a Cristo.

Permanecer unido a S. Pedro é necessário, porque só ele tem a chave da porta do céu. O que adianta buscar água numa fonte sêca? O que adianta seguirmos uma religião fundada por alguém como nós, isto é, que não conhece a outra vida? Estaríamos correndo o risco de, após a nossa morte, encontrar a porta do céu fechada! "O que ligares na terra será ligado no céu. O q desligares na terra será desligado no céu" (Mt 16,19).

"Quando eras jovem, tu te cingias... Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus". Pedro viverá tão unido ao próximo, que irá colaborar até com o algoz, na hora do seu martírio.

Certa vez, um urubu estava em cima de uma árvore, com um pedaço de queijo no bico. Passou uma raposa embaixo, viu aquele queijo e quis comê-lo. Então ela disse ao urubu: "Que pássaro magnífico é você! Que cores maravilhosas você tem! Nunca vi uma ave tão linda. Será que sua voz é também bonita? Se for, deverá ser proclamado o rei dos pássaros". Ao ouvir esses elogios, o urubu ficou todo orgulhoso. Abriu o bico e começou a dar os seus feios grunhidos. Com isso, o queijo caiu no chão e a raposa o devorou.

Nós também podemos ser enganados, das maneiras menos esperadas, e abandonar a Igreja que Jesus fundou. Que não acreditemos em quaisquer palavras, porque nem tudo o que brilha é ouro.

Vamos pedir a Maria Santíssima, a Mãe de Cristo e da Igreja, que nos ajude a amar muito a Jesus e a amar muito a sua e nossa Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. E que na Igreja, estejamos unidos aos nossos líderes, a fim de não cairmos nas armadilhas do mundo.

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário