BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de mai. de 2011

“Renascer do Alto” – Claudinei Oliveira


       

Segunda - Feira, 02 de Maio de 2011.

 

Evangelho – Jo  3, 1-8

 

            No Evangelho de hoje Jesus tem uma proposta maravilhosa para quem quer mudar de vida: renascer para nova atitude, prática e vida voltada para o Alto, onde mora Deus. Encoraja aqueles que ainda não acordaram para alcançar as Graças  e aqueles que cegos preconizadores das Leis terrenas que fere e mata vidas cedidas por Deus, não conseguem enxergar o quanto a beleza do Espírito faz bem para uma vida sadia e feliz. Assim, o evangelista João apresenta um diálogo entre o Mestre e um chefe judaico na qual o mestre é Jesus e defende a vida plena, enquanto o chefe judaico Nicodemos defende a aplicabilidade da Lei terrena.

           

Contudo Nicodemos era um importante membro do Supremo Tribunal responsável pela condenação de Jesus. Olhava com desconfiança a pessoa de Jesus, pois sua vida cotidiana expressava uma sabedoria singular. Jesus era um homem conquistador, firme nas palavras e de uma natureza inabalável. Tinha objetividade nas ações e não perdia tempo para alcançar mais adeptos para o Reino.

 

            Nicodemos não aderiu a Jesus permanecendo presos às "trevas", tanto é que procura Jesus a noite enaltecendo a morte, contraria a prática de Jesus que preferia pregar na Luz a verdade e a vida. Na fisionomia de Nicodemos  era norteada a desesperança  e a morte, que na força de sua crença ditava as regras para aqueles que não atentassem as Leis. Assim carregava a morte como principio do bem.

 

Jesus no diálogo volta-se serenamente para Nicodemos e afirma que é preciso renascer no Espírito para conhecer as coisas do Alto. Pois quem nasce da carne é carne; quem nasce no Espírito é Espírito. Mas, então, qual é o nascimento almejado pelo Mestre?  Será que Nicodemos entendeu a mensagem de Jesus? O ser deste chefe judaico é acessível para absorver as palavras do Mestre? Veja bem, renascer é abraçar com fé a proposta de Jesus. Deixar para trás tudo aquilo que fere e mata o homem na sua totalidade. Não continuar aceitando as propostas terrenas de escravidão e toda forma de violência que gera desilusão e desamor. Renascer é acreditar no Espírito que conduz  a alma para o Pai; direcionar à ação voltada para os pequenos e desvalidos. Renascer é reconstruir a vida para o bem.

 

Jesus não veio praguejar as Leis tanto apreciadas pelos judeus como defendeu o judaico.  Ele tentou inverter a lógica da missão  do Mestre, acusa-o de quebrar a observância da Lei, porém, a prática de Jesus  é bem diferente, basta conhecer suas atitudes de libertação e de vida. O desafio de mudança para o judeu é relevante na proposta de Jesus: eu  garanto a você: se alguém  não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus. Isto é, se não mudar de vida e acreditar no Pai Criador não tem como afirmar que conhece o Reino e Deus. Não posso afirmar que ama  e adoro o Deus se não pratico a justiça e o bem entre as pessoas. Voltar-se para Deus é caminhar com Jesus em todas as circunstâncias. Seus discípulos mostraram que amavam  Jesus. Ficaram juntos até a morte, apesar do vacilo de alguns, mas puderam conhecer de perto a Grade obra do Reino. Mas se continuar com o coração enrijecido para Deus, não terá como conhecer as Grandes Maravilhas do Reino. Para tanto, Jesus colocou nas paredes seu oponente. Ele sabia o que estava falando porque estava a serviço do Pai.  Enquanto que Nicodemos também sabia o que estava falando, mas não tinha a força e a determinação de Jesus por não ter renascido do Espírito.

 

Portanto, a  cegueira de Nicodemos é acreditar demasiadamente nas Leis criadas para atender seus interesses, ao ponto de pensar que Jesus propõe voltar para a barriga da mãe e nascer mais uma vez. Veja quanto afastado do Reino este homem do Sinédrio estava. Não enxergava a possibilidade de refazer a vida a partir da nova opção de crer. Seus olhos estão voltados para a aplicação e observação  das Leis, que o torna cego, inerte, sem atitude e parado. A chance de conhecer Jesus e atentar para seus ensinamento  não pode passar batido sem o mínimo de esforço possível. Pois, quanto mais voltado para o mundo terreno, mas distante de Deus o indivíduo permanece. Logo, é preciso estar nascer da água e do Espírito, estar sempre aberto à graça divina. Amém!

 

Claudinei Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário