BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de mai. de 2011

-Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste - Sal

Dia: 15/06

Mt 6,1-6.16-18

          No Evangelho de hoje Jesus nos recomenda para não praticar as nossas boas obras com a intenção de nos mostrar diante das pessoas, mas sim, fazê-las com muita fé, devoção, e evitando o exibicionismo. Pois Deus que vê tudo só nos dará a recompensa, se formos discretos. Evidentemente, não precisamos nos esconder para fazer o bem. Mas o que Jesus está nos alertando, é para não nos exibirmos, não chamar a atenção dos demais, não contar para a imprensa ou para o telejornal, o bem que acabamos de fazer. Porque desta maneira, já recebemos a recompensa através da admiração das pessoas, e quando chegar a nossa hora, não teremos mais nada para receber diante de Deus.

            Com relação à esmola, Jesus nos diz para não fazer como os fariseus hipócritas os quais tocavam trombetas e quando todos olhavam, eles jogavam as moedas na bacia dos mendigos. Desta forma, já recebiam a sua recompensa. Conheci um certo empresário que gostava de fazer contribuições para o orfanato e para o asilo dos idosos, no final do ano. Porém, aquele bom homem tinha o hábito de chamar os repórteres da TV local para fazer a cobertura jornalística da sua doação, lá nos locais: No Asilo e depois no Orfanato. Era para garantir o desconto no Imposto de Renda, dizia ele. Depois de dois anos, ele se candidatou a prefeito...

            Os fariseus gostavam de rezar nas sinagogas e nas esquinas das praças, com a intenção de aparecerem. Segundo Jesus, eles já recebiam ali mesmo a sua recompensa.

É claro que precisamos rezar em público, mas isso não deve ser feito com exibicionismo, com a intenção de nos mostrarmos como santos diante das pessoas, mas sim com a devida devoção e recolhimento. O Mestre nos recomenda a rezar no nosso quarto. Apagar as luzes, fechar os olhos são atitudes que devemos tomar para evitar a distração. Para nos compenetrar mais profundamente na experiência de falar com Deus Pai através de Jesus.

            Da mesma forma, "Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

            E aproveitemos para fazer também e principalmente,  o jejum dos olhos, evitando olhar para tudo aquilo que poderá ser motivo de pecado. Fazer jejum dos nossos vícios, jejum dos palavrões, das mentiras, das fofocas, etc.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário